Pernambuco - O Sport tem o remédio na medida certa para encarar o melhor ataque na final da Copa do Nordeste. O clube pernambucano aposta na defesa menos vazada de 2014 para conquistar seu terceiro título no torneio regional. O Leão da Ilha, diante do Ceará, abrirá a disputa da final da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, às 22 horas, na Ilha do Retiro, em Recife.
Ao longo dos dez jogos - seis na fase de grupos e quatro no mata-mata -, o Sport levou apenas cinco gols e ficou cinco jogos sem ter que buscar a bola no fundo das redes. Enquanto isso, o sistema ofensivo anotou 11 gols. O jogo em que o ataque melhor funcionou no torneio foi durante a vitória, por 3 a 0, sobre o rival Náutico ainda na fase de grupos.Ao longo da Copa do Nordeste, o Sport conquistou cinco vitórias (três em casa e duas fora) - maior vencedor do torneio -, dois empates (um como mandante e um como visitante) e três derrotas (uma em casa e duas fora). Para obter mais um título da Copa do Nordeste, o Sport conta com outro fator, além da defesa.
Assim como fez nas quartas-de-final e na semifinal, o Leão da Ilha conta com o fator casa para reverter a vantagem do rival. No primeiro mata-mata, o Sport venceu o CSA, por 2 a 0, e foi para o jogo de volta com a vantagem. O mesmo aconteceu na semi diante do Santa Cruz, novamente triunfo por 2 a 0.
Não por acaso, o Sport tem a melhor média de público pagante da Copa do Nordeste. Em quatro jogos em casa - o duelo contra o CSA foi com os portões fechados -, o Rubro-negro ostenta média de 13.136 pagantes. O Ceará, que ocupa a vice-liderança, tem média de 12.326 torcedores.
O Vitória é o maior vencedor da Copa do Nordeste com quatro títulos. Bahia e Sport somam duas conquistas cada. Já América de Natal e Campinense - atual campeão - têm um título cada. Em relação aos Estados, a Bahia ostenta seis títulos, contra dois de Pernambuco. Rio Grande do Norte e Paraíba têm um cada.