Paraná - O Maringá não "apenas" eliminou o Coritiba - atual tetracampeão estadual - como ainda recolocou o interior na final do Campeonato Paranaense após sete anos. O Paranavaí tinha sido o último representante fora de Curitiba na decisão do Estadual do Paraná. Em 2007, o clube de Paranavaí ainda faturou o título paranaense e segue como o derradeiro vencedor do interior.
Entre 2008 e 2013, apenas clubes da capital do Paraná estiveram nas duas primeiras colocações. O Coritiba venceu cinco vezes, enquanto o Atlético ficou com o outro título. O Furacão, aliás, está na briga pela segunda vaga da final do Campeonato Paranaense.No primeiro jogo, o Atlético bateu o Londrina, por 3 a 1, de virada. O jogo de volta será nesta quarta-feira, no Estádio do Café, em Londrina, às 20h30. Mas é bom o Rubro-negro não bobear. O Londrina pode encerrar um longo jejum próprio, além de fazer história pelo interior.
O LEC não aparece nas duas primeiras colocações desde a década de 90. Em 1993 e 1994, o Londrina amargou o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Paraná. Nas duas oportunidades, o Estadual não teve final. Assim como em 1992, ano do último título do Londrina.
Fora da capital!
Três anos depois, o Grêmio Maringá (Maringá) foi campeão em cima do Seleto (Paranaguá). Já em 1980, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) considera Cascavel (Cascavel) e Colorado (Curitiba) como campeões. O vice foi o Londrina. Por fim, em 1981, o LEC deu a volta olímpica, enquanto o Grêmio Maringá ficou com o vice.
Com 37 títulos, o Coritiba é o maior vencedor do Estadual Paranaense. O Atlético soma 22 conquistas, contra oito do Ferroviário. Britânia e Paraná têm sete cada. A lista ainda segue com Grêmio Maringá (3), Londrina (3), Palestra Itália (3), Pinheiros (3), Paranavaí (1), América-Paraná (1), Água Verde (1), Cascavel (1), Colorado (1), Comercial (1), Internacional (1) - primeiro campeão da história do Estadual -, Iraty (1) e Monte Alegre (1).