Mato Grosso do Sul - O Águia Negra chegou a sua terceira final de Campeonato Sul-mato-grossense nos últimos oito anos. Até aqui, o clube de Rio Brilhante tem aproveitamento perfeito nas decisões. O primeiro duelo da final da atual temporada será no próximo domingo, às 16 horas (horário de Brasília), diante do CENE, no Ninho da Águia.
O CENE, aliás, foi a vítima do Águia Negra em 2007, quando o clube do interior faturou seu primeiro título. A melhor campanha na Primeira Fase ajudou o Águia a debutar no quesito títulos, após vitória e derrota, por 3 a 1, nos dois jogos da decisão. Não contente, o Águia foi em busca do segundo título.A conquista chegou em 2012, quando o clube superou o Naviraíense. Naquela oportunidade, o título foi obtido com empate, por 1 a 1, fora de casa, e por 0 a 0, diante da torcida. O Águia Negra, outra vez, tinha melhor campanha do que o rival. Mas em 2014, o Águia terá que decidir na casa do adversário.
E não é só isso. O adversário do Águia é simplesmente o atual campeão. No ano passado, o CENE abocanhou seu quinto título ao superar o Naviraíense. Antes, o CENE já havia sido campeão em 2002, 2004, 2005 e 2011. Já em 2003 e 2007, o clube de Campo Grande ficou com o vice-campeonato.Caso dê o troco no rival de Rio Brilhante, o CENE ainda vai encerrar um jejum que vem desde 2005. Desde aquela temporada, nenhum clube conseguiu o genuíno bicampeonato estadual. Na oportunidade, o próprio CENE, que já havia sido campeão em 2004, ficou com o título da temporada seguinte.
Para o campeão de 2014 haverá a vaga na Série D do Brasileirão e também para a Copa do Brasil de 2015. O vice-campeão, por sua vez, ficará com vaga na Copa do Brasil 2015.