Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 03 de abril de 2014 às 04:42

Campeão brasileiro, Cruzeiro luta para evitar feito negativo na Libertadores

Até aqui, nenhum campeão nacional foi eliminado logo na fase de grupos do torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Cruzeiro pode ser o primeiro campeão brasileiro a ser eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores desde que o torneio sul-americano passou a contar com a atual fórmula de disputa. A Raposa será eliminada caso não vença o Universidad de Chile, em Santiago, nesta quinta-feira, às 20h45.

O time do técnico Marcelo Oliveira ocupa a 3ª colocação com apenas quatro pontos, enquanto o clube chileno aparece na vice-liderança com nove pontos. Restam apenas duas rodadas. Em caso de tropeço, o clube mineiro estará eliminado da Libertadores. O Defensor Sporting, do Uruguai, lidera o Grupo 5 com dez pontos, enquanto o peruano Real Garcilaso, na última posição, com só três pontos, já está eliminado.

 Herói do título cruzeirense no Brasileirão, Marcelo Oliveira tenta não virar vilão na Libertadores!
De 2005 para cá, todos os campeões brasileiros conseguiram alcançar o mata-mata do torneio mais importante da América do Sul. O pior desempenho de um campeão nacional no ano seguinte ao título é de Corinthians (2006), São Paulo (2007) e Fluminense (2011) que foram eliminados nas oitavas-de-final.

Curiosamente, o Corinthians também tem o melhor feito. Após vencer o Brasileirão de 2011, o Timão fez história ao conquistar seu primeiro título da Libertadores em 2012. Santos (2005), São Paulo (2008 e 2009), Flamengo (2010) e Fluminense (2013) foram eliminados nas quartas-de-final após o título do Brasileirão.

Para evitar a decepção, o Cruzeiro tentará repetir o mesmo desempenho que teve contra o Universidad de Chile no jogo de ida. Na oportunidade, em Belo Horizonte, a Raposa fez sua melhor apresentação na Libertadores e goleou os chilenos por 5 a 1. Mas há também um ponto negativo para os mineiros.

Ao longo das quatro rodadas da Libertadores, o Cruzeiro realizou duas partidas como visitante e sofreu duas derrotas. O clube brasileiro perdeu para o Real Garcilaso, no Peru, por 2 a 1, e caiu diante do Defensor Sporting, por 2 a 0, no Uruguai. O Universidad de Chile, por sua vez, ostenta aproveitamento de 100% em casa.

Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira o desempenho dos campeões do Brasileirão na Libertadores:

ANOCLUBEFASE
2005Santosquartas-de-final
2006Corinthiansoitavas-de-final
2007São Paulo
oitavas-de-final
2008São Paulo
quartas-de-final
2009São Paulo
quartas-de-final
2010Flamengoquartas-de-final
2011Fluminenseoitavas-de-final
2012Corinthianscampeão
2013Fluminensequartas-de-final