Portal Eventos
Notícias
Em 06 de abril de 2014 às 12:12

Só quatro Estados marcam presença nas três principais divisões do Brasileirão

Recordista de clubes nas três principais divisões nacionais é o Estado de São Paulo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo são os únicos Estados que contam com clubes nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Neste levantamento, o Sr. Goool, seguindo as tabelas divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), manteve o Fluminense na Série A e a Portuguesa na Série B, além do Betim na Série C.

O recordista de clubes nas três principais divisões nacionais é São Paulo. O Estado paulista conta com 12 clubes, quatro representantes em cada divisão. Se o Palmeiras está de volta à elite, Ponte Preta e Portuguesa foram rebaixados para a Série B. O mesmo aconteceu com Guaratinguetá e São Caetano que caíram para a Série C.

O Rio de Janeiro, por sua vez, conta com sete clubes nas Séries A, B e C. Os cariocas perderam o Vasco para a Série B, mas seguem com três clubes na Série C (Duque de caxias, Macaé e Madureira), além de Botafogo, Flamengo e Fluminense na Série A. Já Minas Gerais contabiliza dois representantes cada nas divisões nacionais.

Os mineiros chegam ao Brasileirão animados com o título do Cruzeiro na temporada passada. Sem falar na força do Atlético - atual campeão da Libertadores. América Mineiro e Boa Esporte representam o Estado na Série B, enquanto o Betim ganhou a companhia do Tupi, que conquistou o acesso na Série D, no terceiro escalão nacional.

Enquanto isso, os números de Pernambuco são modestos, mas o estado faz questão de marcar presença nas Séries A, B e C. Se o Náutico caiu para o segundo escalão, o Sport voltou para a elite. O Santa Cruz, por sua vez, subiu para a Série B, enquanto o Salgueiro conquistou o acesso na Série D.

Panorama!
Dos Estados que contam com clubes na Série A do Brasileirão, Goiás, Paraná e Santa Catarina também têm representantes na Série B. O Rio Grande do Sul marca presença na Série C. Já a Bahia só conta com clubes na elite. Há outros Estados, porém, com presença nas Séries B e C.

O Ceará conta com três representantes nessas duas divisões. O Mato Grosso, com o acesso do Luverdense à Série B, também está dividido. Por outro lado, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte são notados em apenas uma divisão nacional.

Confira os clubes que participarão das Séries A, B e C do Brasileirão:

ALAGOAS
Série C:
ASA e CRB

BAHIA
Série A:
Bahia e Vitória

CEARÁ
Série B:
Ceará e Icasa
Série C: Fortaleza

GOIÁS
Série A:
Goiás
Série B: Atlético Goianiense e Vila Nova

MARANHÃO
Série B:
Sampaio Corrêa

MATO GROSSO
Série B:
Luverdense
Série C: Cuiabá

MINAS GERAIS
Série A:
Atlético Mineiro e Cruzeiro
Série B: América Mineiro e Boa Esporte
Série C: Betim e Tupi

PARÁ
Série C:
Águia e Paysandu

PARAÍBA
Série C:
Botafogo e Treze

PARANÁ
Série A:
Atlético Paranaense e Coritiba
Série B: Paraná

PERNAMBUCO
Série A:
Sport
Série B: Náutico e Santa Cruz
Série C: Salgueiro

RIO DE JANEIRO
Série A:
Botafogo, Flamengo e Fluminense
Série B: Vasco
Série C: Duque de Caxias, Macaé e Madureira

RIO GRANDE DO NORTE
Série B:
ABC e América de Natal

RIO GRANDE DO SUL
Série A:
Grêmio e Internacional
Série C: Caxias e Juventude

SANTA CATARINA
Série A:
Chapecoense, Criciúma e Figueirense
Série B: Avaí e Joinville

SÃO PAULO
Série A:
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo
Série B: Bragantino, Oeste, Ponte Preta e Portuguesa
Série C: Guarani, Guaratinguetá, Mogi Mirim e São Caetano