São Paulo - Parabéns, Red Bull Brasil! O clube da cidade de Campinas - distante 99 km da capital São Paulo - é o mais novo integrante da Série A1 do Campeonato Paulista. Neste domingo, o Red Bull superou o Grêmio Osasco (3 a 1), fora de casa, pela 18ª ou penúltima rodada da Série A2 e conquistou o inédito acesso à elite estadual. O Capivariano já havia subido de divisão. Agora, restam apenas duas vagas.
Com o feito, o Red Bull se torna o 110º clube a disputar a elite do Paulistão. O Estadual de São Paulo é o mais antigo do Brasil com 113 edições. O triunfo deixou o Red Bull na vice-liderança com 37 pontos, mesma pontuação do Capivariano, 1º colocado. A campanha do acesso do Red Bull conta com dez vitórias (seis em casa e quatro fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e apenas uma derrota (em casa), além de 30 gols a favor e 16 contra.Fundado apenas em 19 de novembro de 2007, o Red Bull Brasil se tornou mais uma filial da empresa que já conta com os co-irmãos Red Bull New York, dos Estados Unidos, Red Bull Salzburg, da Áustria, RB Leipzig, da Alemanha, e Red Bull Ghana, em Gana.
Em pouco tempo, o clube brasileiro marcou posição no cenário estadual. O Red Bull foi campeão paulista da Segundona (equivalente a 4ª Divisão), em 2009, e ainda faturou o título da Série A3 (equivalente a 3ª Divisão), em 2010. Após ficar três anos na Série A2, o Toro Loko - como é conhecida a torcida do clube - obteve o acesso inédito à elite.Agora, a briga será pelo também inédito título da Série A2. O Red Bull vai disputar mais este feito com o Capivariano, dono dos mesmos 37 pontos. Na rodada final, enquanto o clube de Campinas enfrentará o Grêmio Barueri, no Estádio Moisés Lucarelli, o Capivariano pegará a Itapirense, em Capivari.
São Bento (34), Marília (33), Mirassol (33) e Santo André (32) brigarão pelas últimas duas vagas do acesso na Série A2. O quarteto que subir vai ficar com as vagas deixadas por Comercial, Oeste, Atlético Sorocaba e Paulista - rebaixados na Série A1.