Mato Grosso - Parabéns, Cuiabá Esporte Clube! O Cuiabá é o primeiro campeão estadual no ano da Copa do Mundo. O Dourado voltou a bater o Luverdense, por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, e ficou com o título do Campeonato Mato-grossense de 2014. Esta é a 5ª conquista estadual do clube que leva a capital do Mato Grosso em seu nome.
O Cuiabá chegou em seis oportunidades na decisão do Estadual e a única vez em que perdeu foi em 2012 diante do mesmo Luverdense. Agora, o Dourado não só dá o troco no rival como ainda encerra um jejum da competição de dez anos. O Cuiabá tinha sido o último bicampeão genuíno no Mato-grossense.
Fundado em 12 de dezembro de 2001, o Cuiabá foi bicampeão em 2003 e 2004. O clube da capital ainda levaria o título em 2011 e 2013. Com cinco títulos, o Dourado empata com o Atlético. O maior vencedor segue sendo o Mixto com 24 conquistas, contra 14 do Operário e seis do Dom Bosco. O Luverdense, por sua vez, tem dois títulos.Mas a caminhada do Cuiabá em busca do bi não começou muito bem. O clube se classificou apenas com a terceiro melhor campanha do Grupo A após duas vitórias, dois empates e duas derrotas. No mata-mata, porém, o Cuiabá cresceu.
Nas quartas-de-final, o time eliminou o Mixto com vitória em casa (1 a 0) e empate fora (1 a 1). Na semifinal, o rival foi o Sinop, mas a receita apresentada foi a mesma. Empate fora de casa, por 1 a 1, e vitória diante da torcida, por 1 a 0. Por fim, na decisão, duas vitórias, por 1 a 0, deram o título ao Dourado.Geral!
A Edição 2014 do Campeonato Mato-grossense foi encerrada após 48 jogos com 25 vitórias dos mandantes, dez triunfos dos visitantes e 13 empates. Foram anotados 89 gols, sendo 55 dos donos da casa e 34 dos visitantes. Média modesta de 1,93 tentos por partida.
Vice-campeão, o Luverdense teve o melhor ataque - 22 gols - e o maior número de vitórias (8). A melhor defesa, por outro lado, ficou com o Cuiabá, apenas seis tentos. O placar mais repetido ao longo do Estadual foi a vitória dos mandantes, por 1 a 0 - dez vezes.