Ceará - O histórico da Copa do Nordeste é mais um complicador na tentativa do Ceará conquistar seu primeiro título no torneio regional. Em apenas uma oportunidade, o clube derrotado na primeira partida da final conseguiu reverter a vantagem e ficar com o título do Nordestão. Ceará e Sport se enfrentarão, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Estádio do Castelão, em Fortaleza.
Na primeira partida da decisão, o Sport meteu 2 a 0 no Ceará, na Ilha do Retiro, em Recife. O Leão ficará com o título até com derrota por um gol de diferença. Se marcar um tento na casa do rival, o Ceará terá que fazer quatro. O Vozão, por sua vez, precisará triunfar por três ou mais gols de diferença para ser campeão. Caso devolva os 2 a 0, o título será decidido nos pênaltis.O América de Natal, até aqui, foi o único clube derrotado na primeira partida da final que, ainda assim, ficou com o título da Copa do Nordeste. O Mecão caiu em Salvador diante do Vitória (2 a 1), mas o triunfo, por 3 a 1, em Natal, garantiu o primeiro e único título do clube na Copa do Nordeste.Nas outras oportunidades com duas partidas na decisão e com vencedor na primeira delas, não houve reviravolta. Em 1997, o Vitória bateu o rival Bahia, por 3 a 0, e mesmo com a derrota no segundo jogo, por 2 a 1, ficou com o título. Dois anos depois, a história se repetiu. O Vitória abocanhou o título com triunfo, por 2 a 0, e derrota, por 1 a 0, diante do mesmo Bahia.
Em 2002, porém, foi a vez do Tricolor dar o troco. O Bahia venceu o primeiro jogo, por 3 a 1, e garantiu o título com empate, por 2 a 2. Já na temporada passada, o Campinense não deu chances ao ASA e venceu as duas partidas - 2 a 1, fora, e 2 a 0, em casa.