São Paulo - Em pleno ano de Copa do Mundo, a Argentina superou o Brasil no principal torneio da América do Sul. Os hermanos estiveram próximos de ter 100% dos clubes nas oitavas-de-final, mas irão ao mata-mata da Libertadores com quatro clubes, um a mais do que os brasileiros. O Brasil, aliás, bateu recorde negativo na atual temporada.
Derrotado em casa, pelo Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 1, o Newell's Old Boys foi o único clube argentino a não se classificar. No ano passado, o NOB só caiu nas semifinais para o Atlético Mineiro. Por outro lado, o Vélez Sarsfield teve a melhor campanha entre os 16 clubes classificados. Líder do Grupo 1, o Vélez somou 15 pontos - cinco vitórias e um empate. Aproveitamento de 83,3%.San Lorenzo, Lanús e Arsenal também carimbaram o passaporte. O trio argentino, por sua vez, garantiu a classificação com a segunda melhor campanha dos seus grupos. Já o Brasil colocou três clubes nas oitavas-de-final. Mesmo sendo o segundo país a mais ter representantes no mata-mata, o Brasil deixou a desejar.
Atlético Paranaense, Botafogo e Flamengo foram eliminados ainda na Segunda Fase. Desde que a Libertadores adotou a atual fórmula de disputa, em 2005, jamais houve mais de um clube brasileiro eliminado na fase de grupos. Santo André (2005), Paulista (2006), Internacional (2007) e Flamengo (2012) foram os clubes eliminados neste período. O Corinthians, em 2011, caiu na Primeira Fase.A briga entre os brasucas, agora, está com Grêmio - dono da segunda melhor campanha da Libertadores -, Atlético Mineiro - atual campeão e líder do seu grupo - e Cruzeiro - vice-líder do seu grupo. Outra surpresa entre os classificados foi a Bolívia, com dois representantes (Bolívar e The Strongest). Paraguai e o "intruso" México também colocaram dois clubes no mata-mata do torneio sul-americano. Colômbia, Uruguai e Chile vão com um representante cada na disputa pelo título da Libertadores.
Entre os vice-líderes dos grupos houve uma curiosidade. Lanús e San Lorenzo empataram em praticamente tudo. Os rivais argentinos tiveram duas vitórias, dois empates e duas derrotas, além de seis gols a favor, cinco contra e saldo positivo de um tento. Para desempatar, foi necessário utilizar o critério "maior número de gols fora de casa". Neste caso, o Lanús fez foi e o San Lorenzo apenas um.
Confira os confrontos das oitavas-de-final da Libertadores:
*Decidem em casa
Vélez Sarsfield-ARG* x Nacional-PAR
Grêmio* x San Lorenzo-ARG
Santos Laguna-MEX* x Lanús-ARG
Atlético Mineiro* x Atlético Nacional-COL
Defensor Sporting-URU* x The Strongest-BOL
Bolívar-BOL* x León-MEX
Cerro Porteño-PAR* x Cruzeiro
Unión Española-CHI* x Arsenal-ARG
Confira a pontuação dos classificados na Libertadores:
Vélez Sarsfield-ARG - 15
Grêmio - 14
Santos Laguna-MEX - 13
Atlético Mineiro - 12
Defensor Sporting-URU - 11
Bolívar-BOL - 11
Cerro Porteño-PAR - 10
Unión Española-CHI - 9
Arsenal-ARG - 12
Cruzeiro - 10
León-MEX - 10
The Strongest-BOL - 10
Atlético Nacional-COL - 10
Lanús-ARG - 8 (2 gols fora de casa)
San Lorenzo-ARG - 8 (1 gol fora de casa)
Nacional-PAR - 8