São Paulo - Cinco dos 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro começarão a temporada 2013 com uma marca invejável. Oeste, Atlético-PR, Flamengo, Goiás e Madureira ostentam, ao menos, cinco jogos de invencibilidade. Neste levantamento, o site Sr. Goool levou em conta apenas os clubes das três principais divisões nacionais e definiu cinco jogos como padrão para ser relacionado na matéria.
Oeste e Atlético-PR foram além e acumulam 11 partidas sem derrota. A dupla, aliás, terminou 2012 em alta. O Oeste conquistou seu primeiro título nacional ao ser campeão da Série C. De quebra, o clube paulista subiu para a Série B um ano após conquistar o acesso na Série D. O Oeste não perde há quase quatro meses. O último tropeço aconteceu ainda na primeira fase contra o Brasiliense no longínquo 22 de setembro, quando o rival fez 3 a 2. De lá para cá foram seis vitórias e cinco empates.
O Atlético-PR, por sua vez, garantiu o retorno à elite do Brasileirão com a terceira melhor campanha de 2012. Nos últimos 11 jogos pela Série B, o Furacão triunfou em sete oportunidades e empatou outras quatro. A última derrota do clube paranaense aconteceu, fora de casa, contra o Bragantino (2 a 1), em 29 de setembro.Quem diria...
A situação do Flamengo é inusitada. O clube rubro-negro terminou 2012 com muitas incertezas. A temporada 2013 começou sob a batuta do novo presidente Eduardo Bandeira de Mello, mas ainda com muitos pontos interrogações, principalmente em cima do futuro do técnico Dorival Júnior, da contratação de reforços, da negociação com a patrocinadora de material esportivo e com a parte financeira do clube.
Mesmo assim, o Flamengo vai iniciar o Campeonato Carioca defendendo uma invencibilidade de nove jogos e três meses. O clube rubro-negro foi derrotado pela última vez no dia 10 de outubro, quando o Corinthians fez 3 a 2 no Pacaembu. Depois deste tropeço, o Flamengo não perdeu mais e acumulou quatro vitórias e cinco empates.
Um pouco mais tímidos que os rivais, Goiás e Madureira ostentam cinco partidas de invencibilidade. Campeão da Série B e de volta à elite do Nacional, o Goiás tem três triunfos e dois empates desde que caiu perante o ABC (3 a 2), no dia 26 de outubro. Já o Madureira ficou sem o acesso na Série C, mas começa 2013 com uma invencibilidade de duas vitórias e três empates.
Menção!
Durante este levantamento, o Sr. Goool ainda observou a invencibilidade de Vasco, Atlético-MG, São Caetano e Paraná. Todos estes quatro clubes não foram derrotados em seus últimos quatro desafios em 2012. A situação do Grêmio chama a atenção.
O Tricolor gaúcho não perdeu ao longo das últimas 15 rodadas do Campeonato Brasileiro. O último tropeço do Grêmio na Série A foi diante do Corinthians (3 a 1), em 8 de setembro. Mas neste meio tempo, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo foi derrotado e eliminado na Copa Sul-americana. Lá se foi a invencibilidade tricolor.
Confira os jogos invictos de Oeste, Atlético-PR, Flamengo, Goiás e Madureira:
OESTE
Última derrota (22/09):
Brasiliense-DF 3 x 2 Oeste-SP
OESTE 2 x 1 Santo André-SP
Duque de Caxias-RJ 0 x 0 OESTE
OESTE 1 x 0 Chapecoense-SC
Tupi-MG 0 x 1 OESTE
OESTE 0 x 0 Madureira-RJ
OESTE 1 x 1 Fortaleza-CE
Fortaleza-CE 1 x 3 OESTE
Chapecoense-SC 0 x 1 OESTE
OESTE 0 x 0 Chapecoense-SC
Icasa-CE 0 x 0 OESTE
OESTE 2 x 0 Icasa-CE
ATLÉTICO-PR
Última derrota (29/09):
Bragantino-SP 2 x 1 Atlético-PR
ATLÉTICO-PR 5 x 4 América-MG
ABC-RN 0 x 1 ATLÉTICO-PR
ATLÉTICO-PR 3 x 1 Avaí-SC
Vitória-BA 0 x 2 ATLÉTICO-PR
ATLÉTICO-PR 1 x 1 Guarani-SP
ATLÉTICO-PR 3 x 0 Guaratinguetá-SP
São Caetano-SP 1 x 3 ATLÉTICO-PR
ATLÉTICO-PR 1 x 1 América-RN
ASA-AL 2 x 3 ATLÉTICO-PR
Criciúma-SC 0 x 0 ATLÉTICO-PR
ATLÉTICO-PR 1 x 1 Paraná-PR
FLAMENGO
Última derrota (10/10):
Corinthians-SP 3 x 2 Flamengo-RJ
FLAMENGO 1 x 1 Cruzeiro-MG
Portuguesa-SP 0 x 0 FLAMENGO
FLAMENGO 1 x 0 São Paulo-SP
Atlético-MG 1 x 1 FLAMENGO
FLAMENGO 1 x 0 Figueirense-SC
Náutico-PE 0 x 1 FLAMENGO
FLAMENGO 1 x 1 Palmeiras-SP
Vasco-RJ 1 x 1 FLAMENGO
FLAMENGO 2 x 2 Botafogo-RJ
GOIÁS
Última derrota (26/10):
ABC-RN 3 x 2 Goiás-GO
GOIÁS 4 x 0 Ipatinga-MG
Boa Esporte-MG 2 x 2 GOIÁS
GOIÁS 3 x 0 Grêmio Barueri-SP
São Caetano-SP 1 x 1 GOIÁS
GOIÁS 2 x 1 Joinville-SC
MADUREIRA
Última derrota (22/09):
Santo André-SP 1 x 0 Madureira-RJ
MADUREIRA 1 x 1 Caxias-RS
Macaé-RJ 0 x 0 MADUREIRA
MADUREIRA 3 x 1 Vila Nova-GO
MADUREIRA 2 x 1 Chapecoense-SC
Oeste-SP 0 x 0 MADUREIRA