São Paulo - Os Campeonatos Estaduais chegaram a marca de 47 clubes rebaixados. Neste domingo, Penedense e Comercial foram degolados pelo Alagoano, enquanto Holanda e Sul América caíram no Amazonense e o Toledo fez companhia ao Cianorte no Paranaense. A campanha do quinteto não deixa dúvidas de que o destino dos clubes era mesmo o descenso.
Derrotado pelo CEO, por 3 a 0, o Comercial amargou a lanterna do Estadual de Alagoas com aproveitamento de apenas 21,6%. O clube conquistou só uma vitória e quatro empates, além de ter sofrido cinco derrotas. Uma posição acima, com aproveitamento de 33%, o Penedense foi degolado com dois triunfos, três empates e cinco derrotas.Mas os clubes do Amazonas conseguiram superar as más campanhas alagoanas. O Sul América, por exemplo, terminou com aproveitamento de 14,8%. Lanterna do Estadual do Amazonas, o Sul América foi derrotado sete vezes, além de ter vencido e empatado uma vez cada. Já o Holanda caiu com aproveitamento de 22,2%. Assim como o rival, o Holanda venceu só uma vez, além de ter empatado três e perdido cinco.
Por fim, no Paranaense, o Toledo - não satisfeito em amargar a lanterna na Primeira Fase - voltou a tropeçar no quadrangular do rebaixamento. Com desempenho fraco, o clube foi rebaixado com aproveitamento de 25,5%. O Toledo venceu três vezes, empatou quatro e caiu em dez oportunidades.De tudo!
Os Campeonatos Piauiense e Rondoniense não terão rebaixamento. Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e foram degolados. Ainda no Espírito Santo - durante a competição - o Conilon desistiu e foi rebaixado. O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense.
No Rio Grande do Sul aconteceu uma reviravolta entre os rebaixados. O Passo Fundo escapou da degola após o Esportivo ser punido com a perda de nove pontos por atos racistas da sua torcida diante do árbitro Márcio Chagas da Silva.
Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:
Amazonense (Holanda e Sul América)
Alagoano (Penedense e Comercial)
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Brasiliense (Legião e Capital)
Capixaba (Conilon e Aracruz)
Carioca (Audax Rio e Duque de Caxias)
Catarinense (Brusque e Juventus)
Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)
Gaúcho (Esportivo, São Luiz e Pelotas)
Goiano (Vila Nova e Anápolis)
Maranhense (Maranhão e Bacabal)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Mineiro (Nacional e Minas)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Paraibano (Queimadense e Sport Campina)
Paranaense (Toledo e Cianorte)
Paulista (Comercial, Oeste, Atlético Sorocaba e Paulista)
Pernambucano (Vitória e Chã Grande)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)
Sul-mato-grossense (Maracaju, Aquidauanense, Itaporã e URSO)