Rio Grande do Sul - O Grêmio não teve a mínima chance contra o Internacional dentro das quatro linhas na disputa pelo título do Campeonato Gaúcho. Mas nas arquibancadas, o Tricolor goleou o rival e todos os outros adversários da Edição 2014. O Grêmio, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, foi o único clube a superar a marca de dez mil pagantes no Estadual do Rio Grande do Sul. (Confira a página exclusiva do campeão Internacional!)
Durante a derrota, por 2 a 1, para o Colorado, o Tricolor colocou 37.444 pagantes nas arquibancadas. No Gre-Nal da fase de grupos, o público na Arena foi de 22.888 pagantes. Enquanto isso, o duelo contra o Juventude pelas quartas-de-final recebeu a presença de 22.317 fanáticos.
Enquanto isso, o esforço do Inter se resumiu a dentro das quatro linhas. Ainda longe do Beira-Rio, em Porto Alegre, o Inter rodou o interior do Rio Grande do Sul e acabou com média de apenas 4.174 pagantes. Em 11 partidas em casa, o público total chegou a 45.915 torcedores.Mas a ausência do Beira-Rio não pode ser a única causa do baixo público colorado. Para se ter uma ideia, apenas na decisão o Inter conseguiu superar a marca de dez mil pagantes. Em duas oportunidades, o Colorado sequer atingiu a marca de mil torcedores. Muito pouco para a grandeza do clube - mais uma vez campeão e de forma merecida.
Decepção!
Mas no geral, o Gauchão foi uma completa decepção nas arquibancadas. Dos 16 clubes, nove não atingiram a marca de mil pagantes. O Novo Hamburgo, que se classificou para as quartas-de-final, amargou a lanterna com média irrisória de 119 pagantes. Em sete jogos, o Noia não conseguiu colocar mil torcedores no Estádio do Vale (831).
Há outro dado ainda pior. O menor público do Gauchão foi do Novo Hamburgo no duelo contra o Passo Fundo, 16 testemunhas. O Cruzeiro completa o Top 3 com público de 25 pagantes diante do Esportivo e de 26 torcedores contra o Passo Fundo. Ao todo, 16 jogos não tiveram público acima de 100 pagantes.
Não por acaso, a média geral do Campeonato Gaúcho foi de só 2.388 torcedores e público total de 298.506 pagantes. Deste total, quase a metade (47%) foi de responsabilidade do Grêmio. Mas quando voltamos ao campo, o Rio Grande do Sul deixa de ser azul e passa a ser vermelho.O Inter foi o time que mais venceu (16), que menos perdeu (1) e o dono do melhor ataque (40). A melhor defesa, porém, foi do Brasil (8). Em 128 partidas, o Estadual do Rio Grande do Sul contou com 63 vitórias dos mandantes, 29 triunfos dos visitantes e 36 empates.
O resultado mais repetido foi o empate, por 1 a 1 - 20 vezes. Em matéria de gols, foram 311 marcados, sendo 193 dos donos da casa e 118 dos visitantes. Média de 2,43 tentos por partida.