São Paulo - Há 84 anos, a primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai e ganha pela seleção da casa. Mas outras curiosidades marcaram o primeiro Mundial que se tornaria o maior torneio de seleções do mundo. Neste domingo, o Sr. Goool inicia a saga por todas as edições das Copas em busca de curiosidades, histórias e estatísticas.
A Copa do Mundo de 1930 contou com a participação de 13 seleções. Na Primeira Fase, o Grupo 1 contou com quatro seleções, enquanto os Grupos 2, 3 e 4 tiveram três países cada. Apenas o líder de cada grupo se classificou para as semifinais. Nesta fase, assim como na final, os duelos foram em mata-mata. (Confira aqui o histórico da Copa do Mundo de 1930!)
A primeira curiosidade da Copa foi que não houve disputa de 3º lugar. EUA e Iugoslávia não se enfrentaram após serem derrotados por Argentina e Uruguai, respectivamente. Pelos critérios de desempate, a Seleção Norte-americana ficou com o 3º lugar.
Outro fato que chamou a atenção foi a ausência de empates na Copa do Mundo de 1930. Na verdade, os 18 jogos terminaram com vitórias dos "mandantes", ou seja, dos clubes colocados à esquerda na tabela. Nenhuma seleção que atuou como "visitante" - na direita - conseguiu triunfar.O Uruguai foi campeão ao bater a Argentina, por 4 a 2. O primeiro jogo da história da Copa, porém, foi entre França e México. Os franceses meteram 4 a 1 nos mexicanos em 13 de julho, no Estádio Pocitos, em Montevidéu.
O argentino Stabile foi o primeiro artilheiro da Copa do Mundo. Em quatro partidas, ele anotou oito gols. Disputada entre 13 de julho e 30 de julho, a primeira Copa do Mundo contou com a participação de 13 seleções. Foram 18 jogos e 70 gols. Média de 3,9 tentos por partida.
*Fonte: FIFA