São Paulo - A França, país-sede da Copa do Mundo de 1938, foi palco da primeira grande exibição da Seleção Brasileira no torneio mais importante do planeta. Após fracassos nos dois Mundiais anteriores com eliminações ainda na fase inicial, o Brasil chegou próximo do título, mas acabou com o 3º lugar nas mãos. A Seleção Canarinho eliminou Polônia e Tchecoslováquia até cair diante da Itália. Na disputa pelo 3º lugar, o Brasil superou a Suécia.
No último domingo, o Sr. Goool iniciou a saga por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1938!)
Algoz dos brasileiros, a Seleção Italiana se tornaria a primeira bicampeã mundial. Vencedora do título de 34 em casa, a Itália bateu na final a temida Seleção da Hungria, por 4 a 2. Antes, os italianos passaram por Noruega, França e Brasil. Vittorio Pozzo foi o primeiro técnico a ser campeão duas vezes na Copa do Mundo. Feito que Luiz Felipe Scolari e Vicente Del Bosque podem alcançar na Copa de 2014.A Copa do Mundo na França contou com 14 seleções, duas a menos em relação ao Mundial passado. Por conta disso, não houve oitavas-de-final e, sim, Primeira Fase no formato de mata-mata. Em caso de empate, a classificação seria disputada na prorrogação e, se necessário, um jogo extra. Naquela época, não havia disputa por pênaltis.O Brasil, por exemplo, só passou pela Tchecoslováquia nas quartas-de-final por causa do jogo desempate. No duelo inicial, os rivais empataram, por 1 a 1, no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. No jogo desempate, a Seleção Brasileira conseguiu triunfar, por 2 a 1. A primeira grande campanha do Brasil em Copas do Mundo ainda foi coroada com a artilharia.
Leônidas da Silva anotou sete gols em quatro jogos e liderou o quesito. A Copa do Mundo de 1938 foi disputada entre 4 de junho e 19 de junho. Ao todo foram 18 jogos e 84 gols. Média de 4,7 tentos por partida. A campanha da Itália contou com três vitórias e um empate, além de dez gols a favor e cinco contra. Aproveitamento de 87,5%.
*Fonte: FIFA