São Paulo - Demorou! A Seleção Brasileira precisou ser eliminada na fase de grupos, sofrer sua maior derrota no Maracanã, conquistar a artilharia e o 3º lugar para, enfim, aprender a ganhar o título da Copa do Mundo. A primeira conquista brasileira foi na Suécia no Mundial de 1958. O Brasil ainda superou os donos da casa na final.
No último domingo, o Sr. Goool iniciou a saga por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1958!)
Antes de fazer história no Estádio Rasunda, porém, a Seleção Brasileira garantiu a liderança no Grupo 4 ao lado de União Soviética, Inglaterra e Áustria. A Seleção de País de Gales ficou nas quartas-de-final, enquanto a França foi eliminada na fase seguinte. O título foi obtido com triunfo, por 5 a 2, sobre os suecos.Pelé deixou sua marca em duas oportunidades na final. Ao todo, o Rei balançou as redes seis vezes. A campanha da Seleção Brasileira teve aproveitamento de 91,7%. Fora, cinco vitórias e um empate, além de 16 gols marcados e só quatro sofridos.O artilheiro da Copa de 58, porém, foi o francês Fontaine que marcou inacreditáveis 13 gols. Até hoje, Fontaine é o jogador que mais fez gols em apenas uma edição de Copa do Mundo. Não por acaso, a França venceu a batalha com a Alemanha Ocidental e garantiu o 3º lugar.
A Copa do Mundo na Suécia contou com 16 seleções e foi disputada entre 8 de junho e 29 de junho. Em 35 partidas, houve 23 vitórias dos mandantes, um triunfo dos visitantes e 11 empates. Ainda aconteceram 126 gols, sendo 88 dos donos da casa e 38 dos visitantes. Média de 3,60 tentos por partida.
*Fonte: FIFA