Distrito Federal - O Brasília não foi superior em relação ao Paysandu "apenas" dentro de campo durante a Copa Verde. O clube do Distrito Federal também superou o Papão nas arquibancadas, como mostrará o Sr. Goool neste sábado com o ranking final de público pagante do torneio regional. Graças a final, o Colorado terminou com a segunda melhor média da Copa Verde.
Na épica vitória, por 2 a 1, no tempo normal, e 7 a 6 nos pênaltis, o Brasília contou com a presença de 51.701 apaixonados no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. O maior público da Edição 2014 da Copa Verde garantiu média de 13.173 pagantes ao Brasília.Fica evidente, porém, que a maioria do público era bicolor. Para se ter uma ideia, o total de público do Brasília, em quatro jogos como mandante, foi de 52.691 torcedores. Ou seja, antes da final, o público total do clube candango era de míseros 990 pagantes. O Brasília, aliás, tem o segundo menor público do torneio (140).
Mas como as Federações e Confederações não divulgam em seus borderôs a divisão de ingressos vendidos, o Brasília - mandante na final - fica responsável pelo público. Com isso, o Colorado só perde na média final para o Remo. Eliminado nas semifinais pelo rival Paysandu, o Leão terminou a Copa Verde com média de 15.272 torcedores. Só Remo e Brasília superaram a marca de dez mil pagantes.
Atrás!
Vice-campeão, o Papão terminou no 3º lugar do ranking com média de 9.878 torcedores. O maior público do Paysandu, por incrível que pareça, não foi na final da Copa Verde. Se diante do Brasília, o Bicolor levou apenas 18.256 pagantes ao estádio, no clássico contra o Remo o público foi de 19.897 fanáticos.
Em campo, a Copa Verde teve 30 jogos com 14 vitórias dos mandantes, oito triunfos dos visitantes e oito empates. Foram marcados 82 gols, sendo 45 dos donos da casa e 37 dos visitantes. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, e o empate sem gols foram os resultados mais repetidos - cinco vezes cada.
Vice-campeão, o Paysandu conseguiu o maior número de vitórias (6) e o melhor ataque (23). O Nacional, por sua vez, foi o único invicto no torneio, enquanto o Plácido de Castro teve a melhor defesa (1).
A campanha do campeão teve quatro vitórias (duas em casa e duas fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas (uma em casa e uma fora). Aproveitamento de 58,3%. O Colorado ainda anotou nove gols (três como mandante e seis como visitante) e sofreu só cinco (dois em casa e três fora).