São Paulo - Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Pelé; Jairzinho, Tostão e Rivelino. Esta foi a seleção que encantou o México na inesquecível Copa do Mundo de 1970. Após a decepção no Mundial anterior, com eliminação ainda na fase de grupos, o Brasil voltou a conquistar o mundo e com direito a vingança.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1970!)
Bicampeã mundial em 1958 e 1962, a Seleção Brasileira começou a caminhada do tri com triunfos sobre a Inglaterra - então atual campeã do mundo -, Romênia e Tchecoslováquia. O Peru não foi obstáculo nas quartas-de-final. Na semifinal, o Brasil pôde se vingar do Uruguai, algoz de 1950. Embalada, a seleção passou com tranquilidade pela Itália na grande decisão (4 a 1).A campanha na Copa do México foi perfeita com seis vitórias em seis jogos, além de 19 gols a favor (melhor ataque) e só sete contra. Com o terceiro título mundial, o Brasil garantiu, em definitivo, a Taça Jules Rimet que seria roubada anos depois.A decepção em 1970 ficou por conta dos ingleses. A Seleção da Inglaterra teve sua luta pelo bi interrompida ainda nas quartas-de-final diante da Alemanha Ocidental. Após os rivais empatarem, por 2 a 2, no tempo normal, os alemães venceram, por 1 a 0, na prorrogação.
A Alemanha Ocidental, ao passar pelo Uruguai, ficou com o 3º lugar. O alemão Muller ainda foi o artilheiro do torneio com dez gols. A Copa do Mundo de 1970 foi disputada entre 31 de maio e 21 de junho. Foram 32 jogos e 95 gols, sendo 72 dos mandantes e 23 dos visitantes. Média de 2,97 tentos por partida.
*Fonte: FIFA