São Paulo - A Copa do Mundo de 1974, apesar do passo atrás em relação ao regulamento, foi bem disputada, emocionante, com grandes craques (Johan Cruyff e Franz Beckenbauer) e surpresas. O Mundial, disputado na Alemanha, voltou a ficar órfão de mata-mata. As vagas para a final foram disputadas em dois grupos com quatro seleções cada.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1974!)
A Primeira Fase da Copa do Mundo contou com 16 seleções separadas em quatro grupos com quatro países cada. As duas melhores de cada grupo se classificaram para a Segunda Fase. Neste momento, as oito seleções foram divididas em dois grupos com quatro países cada. O líder de cada grupo se classificou para a final, enquanto o vice-líder disputou o 3º lugar.Classificada na vice-liderança durante a Primeira Fase, a Alemanha Ocidental chegou à final com a melhor campanha em seu grupo na Segunda Fase que contava com Polônia, Suécia e Iugoslávia. A Holanda, por sua vez, chegou à Segunda Fase com a melhor campanha do grupo. Antes da final, os holandeses eliminaram Brasil, Alemanha Oriental e Argentina.Na decisão, porém, o Carrossel Holandês não engrenou e o título ficou com a Alemanha Ocidental após vitória por 2 a 1. Enquanto isso, a Seleção Brasileira se contentou com o 4º lugar ao ser derrotada pela Polônia (1 a 0). O polonês Lato ainda foi o artilheiro do Mundial com sete gols.
A Copa do Mundo contou com 16 seleções e foi disputada entre 13 de junho e 7 de julho. Em 38 jogos foram marcados 97 gols, sendo 51 dos mandantes e 46 dos visitantes. Média de 2,55 tentos por partida.
*Fonte: FIFA