Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 30 de abril de 2014 às 16:12

Série C teve apenas uma vitória de visitante; Séries A e B também têm clubes acanhados

Fortaleza venceu o Salgueiro, fora de casa, na última segunda-feira pelo terceiro escalão nacional

da Redação -

Ceará - O Fortaleza, entre os clubes visitantes da 1ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, foi o único que deixou a timidez em casa. O Leão não se preocupou com o Salgueiro, campeão do 1º Turno no Pernambucano e 3º colocado no geral, e triunfou na estreia, por 1 a 0, fora de casa.

Em nove partidas pela rodada inicial da Série C - o clássico alagoano entre ASA e CRB acontecerá apenas em junho - foram seis triunfos dos mandantes e dois empates, além da vitória do Fortaleza como visitante. Paysandu, Botafogo, Cuiabá, Madureira e Mogi Mirim fizeram o dever de casa. Caxias e Tupi, por sua vez, empataram diante da torcida.

Timidez também em relação aos gols. Os mandantes balançaram as redes em 18 oportunidades, enquanto os visitantes fizeram apenas cinco gols. A 1ª rodada da Série C teve média de dois tentos por partida.

Mas não foi apenas no terceiro escalão que os clubes ficaram acanhados fora de casa. O mesmo fenômeno foi registrado nas duas primeiras rodadas das Séries A e B.

No Brasileirão, em 20 partidas, foram registrados só quatro triunfos dos visitantes. Cruzeiro e Palmeiras se deram bem longe de casa na 1ª rodada, enquanto Fluminense e Bahia venceram fora na rodada seguinte. Aconteceram ainda oito triunfos dos donos da casa e oito empates. Já dos 38 gols, 23 foram dos mandantes e 15 dos visitantes. Média modesta de 1,90.

Cenário parecido foi visto na Série B. Em 20 partidas, são quatro triunfos dos clubes que atuaram fora de casa e sete vitórias dos mandantes, além de nove empates. O Paraná estreou com vitória fora, enquanto os visitantes Bragantino, Sampaio Corrêa e Joinville se deram bem na 2ª rodada. Dos 52 gols, 24 foram dos visitantes e 28 dos mandantes. Média de 2,60 tentos por partida.