São Paulo - A Copa do Mundo de 1982 foi realizada na Espanha e foi muito movimentada. A começar pelo aumento no número de seleções. O Mundial passou de 16 para 24 países, divididos em seis grupos com quatro seleções cada. Os dois melhores de cada grupo se classificaram para a Segunda Fase. Apenas o líder de cada grupo se classificou para as semifinais. Mas em campo, o torneio também foi agitado.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1982!)
A Seleção da Hungria foi responsável pela maior goleada da Copa do Mundo ao enfiar impiedosos 10 a 1 em El Salvador. Mas os europeus não passaram de fase no grupo que tinha a então atual campeã Argentina. Os hermanos até que carimbaram o passaporte, mas caíram logo na Segunda Fase.Quem se destacava era a Seleção Brasileira. Quem não se lembra do time do técnico Telê Santana que contava, entre outros, com Leandro, Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates e Éder?! Mas apesar do bom futebol, lembrado até os dias de hoje, o Brasil caiu na Segunda Fase.
A derrota ficou conhecida como a "Tragédia do Sarriá", nome do estádio na cidade de Barcelona. A Seleção Brasileira entrou na rodada final com a possibilidade do empate, mas perdeu, por 3 a 2, para a Itália em dia perfeito do carrasco Paolo Rossi. Até hoje os brasileiros lamentam a derrota.A vitória deu força aos italianos que acabariam com o título da Copa de 82. A Seleção Italiana despachou a Alemanha Ocidental na decisão com vitória, por 3 a 1. O título da Itália teve aproveitamento de 78,6%. Foram quatro vitórias e três empates, além de 12 gols a favor e seis contra. Enquanto isso, a Polônia ficou com o 3º lugar ao superar a França, por 3 a 2.
Com 24 seleções, a Copa do Mundo de 82 contou com 52 jogos e 146 gols (97 dos mandantes e 49 dos visitantes). Média de 2,81 tentos por partida. Paolo Rossi, autor de seis gols, foi o artilheiro da Copa. O Mundial na Espanha foi disputado entre 13 de junho e 11 de julho.
*Fonte: FIFA