São Paulo - A Copa do Mundo de 1986 apresentou o argentino Diego Armando Maradona ao planeta. O hermano comandou a Seleção Argentina na conquista do seu segundo Mundial - o primeiro foi em 1978, em casa. Festa dupla também para os mexicanos. O México foi o primeiro país a sediar duas vezes a Copa do Mundo - a primeira foi em 1970 com título do Brasil.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1986!)
Não há como falar da Copa de 86 sem lembrar do histórico confronto entre Argentina e Inglaterra pelas quartas-de-final. Nesta partida, Maradona mostrou seu gênio bom e mau durante os 90 minutos. Primeiro, ele apresentou ao mundo a "La Mano de Dios". Maradona tocou com a mão na bola e marcou um gol para a Argentina.Mas o hermano ainda tinha espaço para presentear os apaixonados por futebol com uma pintura. "El pibe de oro" driblou seis ingleses, tirou do goleiro e fez um golaço. Uma pintura. Um Sr. Goool! Nas quartas-de-final, apenas esta partida terminou no tempo normal (2 a 1). Todas as outras, inclusive a eliminação do Brasil para a França, foram decididas nos pênaltis.O título argentino foi conquistado em cima da Alemanha Ocidental (3 a 2). A Seleção Argentina foi campeã com aproveitamento de 92,9%. Foram seis vitórias e só um empate, além de 14 gols a favor e cinco contra. A França ficou com o 3º lugar.
Com a participação de 24 seleções, a Copa do Mundo de 1986 foi disputada entre 31 de maio e 29 de junho. Foram 132 gols (74 dos mandantes e 58 dos visitantes) em 52 jogos. Média de 2,54 tentos por partida. O empate, por 1 a 1, foi o placar mais repetido do Mundial - nove vezes.
*Fonte: FIFA