São Paulo - A Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália, foi palco do 20º aniversário sem título da Seleção Brasileira em Mundiais. A última conquista do Brasil havia sido no México, em 1970. A Copa de 90, por sinal, deve ser esquecida pelos brasileiros que foram eliminados logo no começo e pelo maior rival.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1990!)
É verdade que a Seleção Canarinho se classificou na liderança do seu grupo, que tinha Costa Rica, Escócia e Suécia, e com aproveitamento de 100%. Mas já nas oitavas-de-final, o Brasil foi eliminado pela Argentina - então atual campeã mundial -, por 1 a 0. Os hermanos, porém, não conseguiram o sonhado bi.A Seleção Argentina teve que se contentar com o vice-campeonato ao cair diante da Alemanha Ocidental na decisão, por 1 a 0. O título alemão começou a se desenhar com os triunfos sobre a Iugoslávia (4 a 1) e Emirados Árabes (5 a 1), além do empate com a Colômbia, por 1 a 1.O título foi obtido com aproveitamento de 85,7%. Foram cinco vitórias e dois empates, além de 15 gols a favor e cinco contra. A Itália, dona da casa, ficou com o 3º lugar ao superar a Inglaterra (2 a 1). O italiano Salvatore Schillaci, por sua vez, foi o artilheiro do Mundial com seis gols.
A Copa do Mundo de 1990 contou com a participação de 24 seleções. Entre 8 de junho e 8 de julho foram realizados 52 jogos e 115 gols, sendo 67 dos mandantes e 48 dos visitantes. Média de 2,21 tentos por partida. A vitória dos donos da casa, por 1 a 0, foi o placar mais repetido - dez vezes.