São Paulo - A Copa do Mundo, após 24 anos, voltou ao Brasil. A Seleção Brasileira conquistou seu quarto título mundial, em 1994, na Copa dos EUA. O torneio também marcou o início da contagem de três pontos para cada vitória. Até então, o triunfo valia apenas dois pontos. A Copa dos EUA ainda foi marcada pelo forte calor. As seleções chegaram a atuar com 40ºC e também sob o sol do meio-dia.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1994!)
Para chegar ao título, os brasileiros passaram por Suécia, Rússia e Camarões na fase de grupos. Logo nas oitavas-de-final, o Brasil precisou derrotar os EUA, donos da casa. Holanda (quartas-de-final) e, novamente, a Suécia (semifinal) ainda seriam vítimas brasileiras. Mas ficar com o título não foi nada fácil.Na primeira final decidida nos pênaltis da história da Copa do Mundo, o Brasil se tornou o primeiro tetracampeão mundial ao derrotar a Itália, por 3 a 2. As duas seleções rivais já haviam empatado sem gols no tempo normal e na prorrogação.
A Seleção Brasileira, de Carlos Alberto Parreira, Taffarel, Dunda, Romário e cia, foi campeã com aproveitamento de 81%. Foram cinco vitórias e dois empates, além de 11 gols a favor e três contra. A Seleção Sueca ficou com o 3º lugar ao golear a Bulgária, por 4 a 0.A Copa do Mundo nos EUA ficou marcada também pelos estádios cheios (média de 68.991 torcedores por partida) e pela tragédia envolvendo o zagueiro colombiano Andrés Escobar. O jogador foi assassinado em seu país, dias após ter feito um gol contra no jogo diante dos EUA, resultado que eliminara a Colômbia.
Disputada entre 17 de junho e 17 de julho, a Copa do Mundo de 1994 teve 52 partidas e 141 gols (83 dos mandantes e 58 dos visitantes). Média de 2,71 tentos por jogo. O russo Salenko e o búlgaro Stoichkov foram os artilheiros do Mundial com seis gols cada.