São Paulo - A Copa do Mundo de 1998 ainda não é muito digerida pelos brasileiros. Mas ainda assim, o Mundial da França entrou para a história. Na oportunidade, o torneio recebeu aumento de oito seleções e a Copa adotou o formato utilizado até os dias de hoje. Com 32 seleções, os oito grupos receberam quatro países cada. Outro ponto interessante no Mundial foi o título inédito dos donos da casa.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 1998!)
A França, comandada por Zidane, derrotou a Seleção Brasileira, que buscava o bi após o título nos EUA, em 1994. Os franceses passaram pela fase de grupos com aproveitamento de 100% - vitórias contra Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. No mata-mata, a França eliminou o Paraguai na prorrogação (oitavas-de-final), passou pela Itália nos pênaltis (quartas-de-final) e venceu a Croácia (semifinal) antes de decidir o título contra o Brasil. A final de 98, até hoje, mexe com a cabeça dos brasileiros. No dia da decisão, Ronaldo passou mal e, mesmo assim, foi a campo. Sem se importar com o outro lado, a França - apoiada por seus apaixonados torcedores - marcou dois, logo de cara, com o craque Zidane. E Aimé Jacquet fechou o marcador. O título francês teve aproveitamento de 81%. Foram cinco vitórias e dois empates, além de 14 gols a favor e só dois contra.A surpreendente Croácia ficou com o 3º lugar ao derrotar a Holanda. Suker, da Croácia, foi o artilheiro com seis gols. A Copa do Mundo 98, que teve início em 10 de junho e foi encerrada em 12 de julho, contou com 64 jogos e 171 gols (98 dos mandantes e 73 dos visitantes). Média de 2,67 tentos por partida. O público total chegou a 2.785.100 torcedores e média de 43.517.