Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 06 de maio de 2014 às 04:34

Brasília tentará evitar que Candangão tenha campeão de outro Estado em 2014

Finalista, Luziânia já bateu na trave em duas oportunidades no Campeonato Brasiliense

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - Brasília e Luziânia abrirão a final do Campeonato Brasiliense no próximo sábado, às 16 horas, no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. Apesar da decisão parecer completamente normal, este duelo envolverá clubes de dois Estados, mesmo a disputa sendo estadual. O Luziânia é da cidade homônima, em Goiás.

No Candangão sempre houve esta curiosidade. Em 2014, por exemplo, além do Luziânia, Unaí-MG e Formosa-GO disputaram o Estadual. A explicação é a distância da cidade natal, da capital de seus Estados e do Distrito Federal. Luziânia, por exemplo, está a 212 km de Goiânia, mas a distância até Brasília chega a apenas 59,1 km.

E o clube tentará fazer história na atual temporada. Mesmo sendo comum, jamais um clube de fora faturou o título candango. O próprio Luziânia ficou com o vice-campeonato, em 1966, diante do Rabello, e ainda foi superado pelo Ceilândia, em 2012. Mas faturar o título não será nada fácil.

O Brasília chega embalado pelo inédito título da Copa Verde. Em relação ao aproveitamento no Estadual, o Colorado supera o rival com 66,7% contra 64,4%. Mas a vantagem de decidir "em casa" será do Luziânia. Os dois jogos, porém, acontecerão no Mané Garrincha, em Brasília.

O Luziânia conquistou oito vitórias (quatro em casa e quatro fora) e cinco empates (dois como mandante e três como visitante), além de ter sofrido duas derrotas (uma em casa e uma fora). A campanha do Brasília, por sua vez, tem oito vitórias (quatro em casa e quatro fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e apenas uma derrota como mandante.

Independentemente do vencedor, Brasília e Luziânia já estão garantidos tanto na Copa Verde 2015, como também na Copa do Brasil. O campeão ainda representará o Distrito Federal na Série D do Brasileirão.