São Paulo - O Brasil, desde que a Copa do Mundo adotou a atual fórmula de disputa em 1998, é até hoje a única seleção que foi campeã com aproveitamento de 100% ao vencer todos os sete jogos. O feito brasileiro foi obtido em 2002, durante o Mundial do Japão e Coreia do Sul. O técnico Luiz Felipe Scolari, o meia Rivaldo e, principalmente, o atacante Ronaldo foram os protagonistas do penta verde e amarelo.
Esta é a saga do Sr. Goool por todas as edições das Copas do Mundo. Nesta série, o Sr. Goool apresentará as curiosidades, as estatísticas e as histórias de todos os Mundiais até desembarcar no Brasil na Copa do Mundo de 2014. (Confira o histórico da Copa do Mundo de 2002!)Com exceção da Turquia, a Seleção Brasileira não teve dificuldades em superar Costa Rica e China na fase de grupos. Em três jogos, o Brasil anotou 11 gols. A Bélgica ficou para trás nas oitavas-de-final (2 a 0), enquanto a Inglaterra deu trabalho nas quartas-de-final (2 a 1). Na semifinal, a vítima - novamente - foi a Turquia (1 a 0).A final teve a marca de Ronaldo Fenômeno. O atacante anotou os dois gols da vitória, por 2 a 0, sobre a Alemanha. Ronaldo ainda terminou o torneio com oito tentos, o maior número desde os dez de Gerd Müller no México 1970. A Turquia ficou com o 3º lugar ao superar a Coreia do Sul, enquanto a França - então atual campeã - caiu logo na fase de grupos.
A campanha do Brasil ainda ganhou destaque pelo maior número de gols (18), enquanto a Argentina ficou com a melhor defesa (2). A Copa do Mundo de 2002 terminou com 161 gols (89 dos mandantes e 72 dos visitantes) e média de 2,52 tentos por partida.