Rio de Janeiro - O Vasco se recuperou na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer os dois últimos jogos. Mas ainda assim, a atual campanha do clube carioca é inferior a apresentada pelo Gigante da Colina em 2009, quando esteve pela primeira vez na divisão. O triunfo, por 2 a 0, sobre o Oeste, no último sábado, colocou o Vasco na 3ª colocação com sete pontos.
O Vasco tem aproveitamento modesto de 58,3%. O clube começou a Edição 2014 da Série B com empate, por 1 a 1, diante do América Mineiro. Na 2ª rodada, o Vasco fez pior e foi derrotado pelo novato Luverdense, por 2 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O primeiro triunfo aconteceu diante do Atlético Goianiense (3 a 0). Até aqui, foram sete gols a favor e três contra.A campanha de 2009, por outro lado, começou com vitória. Em casa, o clube de São Januário bateu o Brasiliense, por 1 a 0. Animado, o Vasco superou o Ceará, em Fortaleza, por 2 a 0. Assim como fez na atual temporada, o clube carioca também meteu 3 a 0 no Atlético Goianiense. O único tropeço aconteceu na 4ª rodada, quando o Paraná venceu, em Curitiba, por 3 a 1.Naquela oportunidade, o Vasco também estava na 3ª colocação, mas com aproveitamento de 75%. Coincidentemente, o representante do Rio de Janeiro também havia anotado sete gols e levado só três. No final das contas, o Vasco conquistou o acesso e o título com 76 pontos (22 vitórias, dez empates e seis derrotas) e aproveitamento de 66,7%.
Para repetir os feitos de 2009, o Vasco tentará se manter embalado. O próximo desafio será diante do Náutico, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no sábado, às 16h20, pela 5ª rodada da Série B.