Piauí - Piauí, campeão do 1º Turno, e Ríver, vencedor do 2º Turno, vão decidir o título do Campeonato Piauiense 2014. Os rivais da capital Teresina também encerraram jejum de 12 anos. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, desde 2002, dois clubes da capital não ficavam frente a frente na decisão do Estadual.
Naquela oportunidade, o Ríver superou o Flamengo e ficou com o título piauiense. Mas desde aquele ano, a capital tem perdido força no Estadual. Para se ter uma ideia, de lá para cá aconteceram apenas três títulos de clubes com sede em Teresina. O Flamengo venceu o Parnahyba, em 2003, e superou o Picos, em 2009, além do Ríver ter sido campeão, em 2007, em cima do Barras.Nas outras oito oportunidades, o interior deu a volta olímpica. Os clubes de fora da capital, aliás, venceram as últimas quatro edições do Piauiense. O Parnahyba é o atual bicampeão (2012/2013). Comercial (2010) e 4 de Julho (2011) também garantiram seus títulos. Nestes quatro anos, a capital se fez presente apenas nas últimas duas temporadas com os vices de Ríver e Flamengo.Mas a capital ainda domina o Campeonato Piauiense e aumentará sua supremacia em 2014. O Ríver, com 27 títulos, é o maior campeão. O Flamengo aparece logo atrás com 16 conquistas. Atual bicampeão, o Parnahyba soma cinco títulos, assim como Tiradentes, Piauí e Botafogo. O Picos têm quatro, contra três do 4 de Julho. Já Comercial, Barras, Cori-Sabbá e Auto Esporte têm um título cada.
A Federação de Futebol do Piauí (FFP) ainda definirá as datas, horários e locais dos dois jogos entre Piauí e Ríver. O campeão terá vaga na Série D 2014, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2015. O vice-campeão irá garantir vaga na Copa do Nordeste 2015.