Amazonas - O Nacional conseguiu o improvável e faturou o título do Campeonato Amazonense mesmo tendo perdido o primeiro jogo, por 2 a 0. Neste sábado, o Naça bateu o Princesa do Solimões, por 5 a 1, no SESI, em Manaus, e abocanhou seu 42º título estadual. O Nacional, que é o maior vencedor do Estadual do Amazonas, ainda garantiu vaga na Série D do Brasileirão 2015. (Confira a página exclusiva do campeão Nacional no Sr. Goool!)
Esta foi a quinta vez que os rivais se enfrentaram só na temporada 2014. O Princesa do Solimões havia vencido o Naça na fase de grupos, por 2 a 1, e no primeiro jogo da final. O Nacional, por sua vez, venceu o rival nos dois jogos da decisão da Taça Cidade de Manaus (equivalente ao 2º Turno), por 2 a 1.
Campanha!
O Nacional foi campeão com dez vitórias (quatro em casa e seis fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e quatro derrotas (dois em casa e dois fora). O Naça ainda anotou 34 gols (15 em casa e 19 fora) e sofreu 18 (oito em casa e dez fora).
No geral, o Campeonato Amazonense teve a realização de 59 partidas com 20 vitórias dos mandantes, 23 triunfos dos visitantes e 16 empates. Aconteceram 169 gols, sendo 83 dos donos da casa e 86 dos visitantes. Média de 2,86 tentos por partida.
O sem graça empate, por 0 a 0, foi o resultado mais repetido no Estadual - sete vezes. Individualmente, o Princesa do Solimões foi o clube que mais venceu (11). O Nacional, por outro lado, foi o clube que menos perdeu (2) e o responsável pelo melhor ataque (34).