Santa Catarina - De volta à elite do Campeonato Brasileiro, o Figueirense começou sua caminhada com o pé esquerdo. O clube catarinense é o lanterna da Série A e, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, tem campanha inferior a apresentada em seus dois últimos rebaixamentos na elite nacional. Em nove jogos, o Figueirense soma apenas quatro pontos e aproveitamento de 14,8%. (Confira a página exclusiva do Figueirense no Sr. Goool!)
O Figueira, até aqui, acumula só uma vitória fora de casa, um empate como visitante e sete derrotas (quatro em casa e três fora), além de ter marcado três gols e sofrido 14. O Figueirense é o clube que menos venceu, que mais perdeu, que menos marcou gols e que mais levou gols na atual edição do Brasileirão.
Em seu último rebaixamento na Série A, em 2012, o Figueira ocupava a 16ª colocação com oito pontos nas nove primeiras rodadas. Naquela oportunidade, o clube de Santa Catarina também tinha só um triunfo, além de ter cinco empates e três derrotas. O Figueirense estava a frente de Coritiba, Bahia, Palmeiras e Atlético Goianiense. Mas ao final das 38 rodadas, o Figueira foi rebaixado com a pior campanha da Série A - aproveitamento de 26,3%.Também nos pontos corridos, o Figueirense foi degolado no Brasileirão de 2008. Nos primeiros 27 pontos disputados naquele ano, o clube catarinense somou 12 e ficou com o 10º lugar. Foram três vitórias, três empates e três derrotas. Mas o Figueira não conseguiu se manter fora da zona do descenso e foi rebaixado na 17ª colocação com aproveitamento de 38,6%.Com a parada para a Copa do Mundo, o Figueirense só voltará a campo pelo Brasileirão em 16 de julho, quando enfrentará o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, às 19h30, pela 10ª rodada. O jogo é considerado de seis pontos, uma vez que o Coxa também está na zona de rebaixamento, no 17º lugar com sete pontos.