O melhor desempenho do país aconteceu em 1966. Comandada pelo goleiro Lev Yashin e pelo atacante Igor Chislenko, a União Soviética abocanhou o 4º lugar após perder para a Alemanha Ocidental nas semifinais e cair diante de Portugal na disputa pelo 3º lugar.
Mas desde então, aquele país deixou a desejar nas Copas do Mundo. Prova disso é que a Rússia não disputou os últimos dois Mundiais e, em 1994 e 2002, foi eliminada ainda na Primeira Fase. De destaque, apenas a artilharia de Oleg Salenko no Mundial dos EUA.A boa notícia, por outro lado, vem do grupo equilibrado e aberto na Copa 2014. No Grupo H, a Rússia fará a sua estreia contra a Coreia do Sul em 17 de junho, às 18 horas, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O segundo desafio será diante da Bélgica em 22 de junho, às 13 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Por fim, os russos enfrentarão a Argélia em 26 de junho, às 17 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Ao longo dos 31 jogos que realizou em Copas do Mundo, a Rússia ostenta 15 vitórias, seis empates e dez derrotas. Como Rússia, a seleção tem duas vitórias e quatro derrotas. No ranking da FIFA, a Seleção Russa ocupa a 19ª colocação com 893 pontos.