São Paulo - A eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do planeta colocou a Seleção Portuguesa entre aquelas que poderão surpreender na Copa do Mundo. Mas de acordo com o levantamento do Sr. Goool, os portugueses - na verdade - deveriam se preocupar com o histórico. Entre os Mundiais de 1994 e 2010, nenhuma seleção que tinha o atual melhor do planeta conseguiu faturar o título da Copa.
A eleição da FIFA começou em 1991. O melhor jogador do planeta em 1993 foi o italiano Roberto Baggio. O atacante foi o responsável por errar o último pênalti da Itália que deu o título ao Brasil na Copa de 1994, nos EUA. Em 1997, o também atacante Ronaldo foi escolhido o melhor jogador do ano.Mas o Fenômeno amargou o vice-campeonato mundial ao ver o Brasil sucumbir diante da França (3 a 0). Sem falar que Ronaldo ainda teve problemas antes da partida e atuou aquém das expectativas. Assim como agora, em 2001, o mundo era de Portugal. Luís Figo foi escolhido o melhor do planeta, mas os portugueses sequer passaram da fase de grupos na Copa de 2002.
Em 2006, a Seleção Brasileira contou com Ronaldinho Gaúcho - então melhor do planeta. Mas o Brasil parou na França, nas quartas-de-final. Por fim, Lionel Messi foi escolhido o melhor jogador do ano em 2009. Mas na temporada seguinte, a Argentina caiu diante da Alemanha nas quartas-de-final da Copa do Mundo na África do Sul.Consequência...
Nas outras edições, houve dobradinha. Romário foi um dos principais responsáveis pelo tetra do Brasil e ficou com o título de melhor do mundo em 1994. O francês Zidane também ganhou o mundo sozinho e com a seleção em 1998. Quatro anos depois foi a vez de Ronaldo comemorar em dobro. Por fim, o zagueiro Fábio Cannavaro levantou a taça da Itália na Copa de 2006 e ainda ficou com o título de melhor do planeta.
A caminhada de Cristiano Ronaldo e a Seleção Portuguesa para entrar nesta seleta lista começará na próxima segunda-feira, às 13 horas, diante da Alemanha, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo G.