São Paulo - Os ingleses inventaram o futebol, mas só marcaram presença em Copas do Mundo a partir da 4ª edição. Agora, a Seleção da Inglaterra pode sofrer seu pior revés em Mundiais. Na 20ª edição, os ingleses poderão fazer sua pior campanha em Copas do Mundo. Na Copa do Brasil, até aqui, a Inglaterra perdeu os dois jogos que disputou no Grupo D, conhecido como Grupo da Morte.
A Inglaterra estreou com derrota para a Itália, por 2 a 1, e voltou a perder pelo mesmo placar diante do Uruguai, no último domingo. Jamais os ingleses deixaram o Mundial sem um triunfo. A última esperança será na próxima terça-feira contra a Seleção da Costa Rica, às 13 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.Mas pelo visto, o território brasileiro não cai bem aos europeus. A Copa do Mundo de 1950 foi a primeira com a presença da Inglaterra. Na oportunidade, os ingleses caíram ainda na fase de grupos com apenas um triunfo e duas derrotas. No primeiro Mundial do Brasil apenas o líder de cada grupo passava à próxima fase.A última vez em que a Seleção Inglesa não chegou ao mata-mata foi em 1958, quando empatou três vezes e perdeu uma. Na Copa da Suécia não havia critérios de desempate. Como a Inglaterra empatou em número de pontos com a União Soviética, houve um jogo desempate e os ingleses acabaram derrotados.
Mas desde 1998 a Inglaterra tem passado de fase. Na Copa da França e no Mundial de 2010 na África do Sul, os ingleses caíram nas oitavas-de-final. Em 2002 e 2006, a Inglaterra chegou às quartas-de-final. O único título inglês na Copa do Mundo é de 1966, justamente quando a Inglaterra sediou o Mundial.