São Paulo - Nem o mais fanático entre os torcedores da Costa Rica sonharia com duas vitórias da seleção sobre Uruguai (3 a 1) e Itália (1 a 0). Nem o mais fanático torcedor costa-riquenho sonharia com a classificação da Costa Rica no chamado Grupo da Morte durante a Copa do Mundo 2014. Mas futebol é apaixonante por causa do inesperado.
Com seis pontos e aproveitamento de 100% no Grupo D, a Seleção da Costa Rica se classificou às oitavas-de-final com uma rodada de antecedência. Esta é apenas a segunda vez que a seleção da América Central passa de fase na Copa do Mundo.O melhor desempenho da Costa Rica em Copas do Mundo havia sido em 1990, quando também chegou às oitavas-de-final. Na oportunidade, a seleção foi eliminada pela Tchecoslováquia. Em 2002 e 2006, os costa-riquenhos não passaram da fase de grupos. Até aqui, em 12 jogos em Copas do Mundo, a Costa Rica venceu cinco vezes, empatou uma e perdeu seis.
A Costa Rica também nunca havia vencido duas partidas seguidas em Copas do Mundo. Sem falar que esta é apenas a terceira vez que um país da América Central passa de fase. Cuba (1938) e a própria Costa Rica (1990) já haviam atingido tal objetivo.
Agora, pela última rodada, a Costa Rica vai pegar a Inglaterra no Mineirão, em Belo Horizonte, em 24 de junho, às 13 horas. Os ingleses apenas cumprirão tabela, uma vez que estão eliminados.
Classificada, a Costa Rica tentará garantir a liderança do grupo. Os classificados do Grupo D enfrentarão as seleções que passarão do Grupo C que conta com Colômbia, Costa Rica, Japão e Grécia. Apenas os colombianos já carimbaram o passaporte.