São Paulo - As seleções sul-americanas iniciaram a Copa do Mundo 2014 com o objetivo de igualar a quantidade de títulos dos europeus. Com a conquista da Espanha em 2010, a Europa chegou a dez títulos - um a mais do que a América do Sul. E até aqui, os sul-americanos têm se dado bem, principalmente quando o adversário é um rival europeu.
Durante as duas primeiras rodadas do Mundial no Brasil aconteceram seis confrontos entre seleções da América do Sul e da Europa. Os sul-americanos goleiam os rivais, por 5 a 1. Apenas o Equador sucumbiu diante da Suíça. Os equatorianos até saíram na frente, mas levaram a virada dos europeus (2 a 1) na estreia do Grupo E.Enquanto isso, a América do Sul marcou sua primeira vitória na abertura da Copa do Mundo com o triunfo do Brasil sobre a Croácia pelo Grupo A (3 a 1). A Colômbia, no Grupo C, também não deu chances a Grécia e meteu logo 3 a 0 nos rivais europeus. A Argentina, por sua vez, foi mais econômica, mas mesmo assim despachou a estreante Bósnia-Herzegóvina, por 2 a 1, no Grupo F.Pelo Grupo B, o Chile conseguiu uma vitória maiúscula. Os chilenos bateram a Espanha, por 2 a 0, e de quebra, eliminaram os atuais campeões mundiais. Outro triunfo sul-americano que culminou com a eliminação de uma seleção europeia foi a vitória do Uruguai, por 2 a 1, sobre a Inglaterra, pelo Grupo D - chamado de Grupo da Morte.
Na 3ª e última rodada da Primeira Fase, ainda haverá duelos entre sul-americanos e europeus. Holanda e Chile decidirão a liderança do Grupo B na Arena Corinthians, em São Paulo. Enquanto isso, Itália e Uruguai brigarão pela última vaga no Grupo D. Já o Equador tentará se classificar no Grupo E diante da França.