São Paulo - O Grupo E está completamente aberto e todas as seleçõestêm chances de classificação às oitavas-de-final da Copa do Mundo. Líder, a França depende apenas de suas forças, assim como o Equador. Já Suíça e, principalmente, Honduras, precisam vencer e ainda torcer contra os rivais. O Sr. Goool ao longo da semana tem mostrado os cenários das seleções que lutam por uma vaga no mata-mata.
Com 100% de aproveitamento, a França necessita apenas de um empate para carimbar o passaporte e garantir a liderança do grupo. Os franceses só serão eliminados se forem goleados pelos equatorianos e a Suíça tirar a diferença de gols. Hoje, a França tem saldo de seis gols. O Equador está zerado e os suíços aparecem com saldo negativo de dois tentos.Vice-líder com três pontos, o Equador se classificará com vitória, mas desde que mantenha a diferença de tentos para a Suíça. Em caso de tropeço, os equatorianos terão que torcer por empate entre Suíça e Honduras ou vitória simples de Honduras.
A Suíça, por sua vez, soma três pontos na 3ª colocação. Os europeus estarão nas oitavas-de-final com uma vitória simples e uma derrota do Equador. Em caso de empate, a Suíça precisará de uma vitória da França. A situação mais dura é de Honduras.Os hondurenhos até fizeram uma boa Eliminatória, mas ainda não pontuaram na Copa do Mundo e amargam a lanterna do Grupo E. Para se classificar, Honduras - em primeiro lugar - precisará vencer, além de tirar a diferença de gols. Um dos cenários a favor de Honduras será vitória, por 2 a 0, sobre a Suíça e triunfo da França, por 3 a 0.
Os jogos do Grupo E acontecerão nesta quarta-feira, às 17 horas. Honduras e Suíça jogarão na Arena da Amazônia, em Manaus, enquanto Equador e França vão duelar no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os classificados deste grupo vão enfrentar os rivais do Grupo F. Até aqui, apenas a Bósnia-Herzegóvina já foi eliminada. A Argentina, por sua vez, carimbou o passaporte, enquanto Nigéria e Irã lutarão pela última vaga.