São Paulo - Companheiros de Barcelona, mas rivais na Copa do Mundo, Neymar e Messi - ambos com quatro gols - são os artilheiros do Mundial 2014. Na última vez em que Brasil e Argentina terminaram na liderança da artilharia foram campeões da Copa do Mundo. Os rivais sul-americanos já estão classificados para as oitavas-de-final. Enquanto os brasileiros pegarão o Chile no sábado, a Argentina vai encarar a Suíça na terça-feira.
O atacante Ronaldo foi o último artilheiro da Seleção Brasileira. O Fenômeno anotou oito gols na Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil garantiu o quinto título mundial. Ao todo, Ronaldo soma 15 gols em Mundiais - marca igualada pelo alemão Klose na atual edição do torneio.
O último artilheiro argentino, por sua vez, foi Mário Kempes. O hermano deixou sua marca em seis oportunidades e ajudou a Seleção Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1978. Em 20 edições de Copas do Mundo, a Argentina fez apenas mais um artilheiro. Em 1930, Guillermo Stábile anotou oito gols, mas o rival Uruguai acabou com o título.Já o Brasil, além de Ronaldo, teve Leônidas da Silva como artilheiro em 1938 (sete gols). Em 1950, Ademir Menezes fez oito tentos. Enquanto isso, Garricnha e Vavá dividiram a artilharia com Sanchez, do Chile, Flórián Albert, da Hungria, Jerkovic, da Iugoslávia, e Ivanov, da União Sovética, na Copa do Mundo de 1962. Todos balançaram as redes quatro vezes.
Além de Garrincha e Vavá que foram artilheiros e campeões, há ainda outros casos na Copa do Mundo. Paolo Rossi ajudou a campeã Itália, em 1982, com seis gols. Por fim, David Villa fez cinco gols na campanha do inédito título da Espanha, em 2010. Villa dividiu a artilharia com o alemão Thomas Müller, o holandês Sneijder e o uruguaio Forlán.