São Paulo - A Seleção Colombiana realizou uma grande campanha nas Eliminatórias Sul-americanas. Mas todos temeram o futuro da Colômbia na Copa do Mundo após a lesão e o corte de Falcao Garcia. O medo, porém, logo foi dissipado com as boas atuações do garoto James Rodríguez, hoje artilheiro do Mundial 2014 com cinco gols. E foi o jogador do Monaco, da França, quem garantiu o feito histórico aos colombianos. (Confira a página exclusiva da Colômbia no Sr. Goool!)
A Colômbia, ao superar o Uruguai, por 2 a 0, no Maracanã, se classificou pela primeira vez às quartas-de-final. Agora, a Seleção Colombiana enfrentará o Brasil - que eliminou o Chile - na próxima sexta-feira, às 17 horas, no Castelão, em Fortaleza.O melhor desempenho da Colômbia, até então, havia sido no Mundial de 1990, quando os sul-americanos chegaram às oitavas-de-final, mas caíram diante de Camarões. Em todas as outras três vezes, os colombianos foram eliminados ainda na fase de grupos. A dor de cabeça começou ainda em 1962.
No Chile, a Colômbia empatou uma vez e perdeu duas até ser eliminada. O desempenho de 1994 melhorou um pouco com uma vitória e dois tropeços. Mas em 1998, a Seleção Colombiana amargou a 21ª colocação ao perder para Romênia (1 a 0) e Inglaterra (2 a 0) e só vencer a Tunísia.
Além de fazer história nas quartas-de-final, a Seleção Colombiana ostenta aproveitamento de 100%. São quatro vitórias em quatro jogos. Agora, os colombianos já têm 17 partidas em Copas do Mundo com sete triunfos, dois empates e oito derrotas.