São Paulo - A Seleção da Argentina tentará encerrar jejum de 24 anos sem pisar nas semifinais da Copa do Mundo. A seca hermana é a maior entre as seleções campeãs que se classificaram para as quartas-de-final do Mundial 2014. Após eliminar a Suíça, a Argentina enfrentará a Bélgica no sábado, às 13 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Desde 1990, quando foi vice-campeã, a Argentina não consegue superar as quartas-de-final. Houve casos em que os hermanos sequer alcançaram o mata-mata. Depois do vice, a Argentina ainda conseguiu a classificação para as oitavas-de-final (1994) e quartas-de-final (1998). Mas em 2002, os hermanos pararam ainda na fase de grupos.Dona de dois títulos mundiais (1978 e 1986), a Seleção Argentina ainda caiu nas quartas-de-final na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e em 2010, na África do Sul. Brasil, França e Alemanha, por outro lado, não passam tantas dificuldades. O segundo pior jejum é verde e amarelo.
Outros...
Mas a notícia é boa para quem é supersticioso. Na última vez em que avançou para as semifinais, a Seleção Brasileira se sagrou campeã, em 2002. O problema é que nas últimas edições de Copa do Mundo, o Brasil foi derrotado justamente nas quartas-de-final por França, em 2006, e Holanda, em 2010.
A Seleção Francesa, por sua vez, pisou na bola no Mundial da África do Sul ao ser eliminada ainda na Primeira Fase. Mas em 2006, os franceses não só chegaram às semifinais, como ainda garantiram o vice-campeonato. Se o jejum da França não assusta, o da Alemanha é ainda mais recente.
Nas últimas três Copas do Mundo, os alemães foram premiados. Não da forma como desejavam, mas ainda assim saíram com medalhas. Em 2006 e 2010, a Alemanha ficou com o 3º lugar, enquanto na Copa do Japão e da Coreia do Sul, os europeus garantiram o vice ao caírem diante do Brasil na decisão.Nas quartas-de-final, além do duelo da Argentina, o Brasil - após eliminar o Chile - vai encarar a Colômbia - que passou pelo Uruguai -, nesta sexta-feira, às 17 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza. O vencedor deste confronto vai pegar o classificado entre França e Alemanha. O duelo será no mesmo dia, mas às 13 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Enquanto os franceses passaram pela Nigéria, a Seleção Alemã eliminou a Argélia.
Do outro lado da chave, Argentina ou Bélgica vai encarar Holanda - que passou pelo México - ou a surpreendente Costa Rica - que eliminou a Grécia. Os rivais vão jogar no sábado, às 17 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador.