São Paulo - Entre os 20 clubes que disputam as quatro vagas do acesso na Série C do Campeonato Brasileiro, Cuiabá-MT, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP, Juventude-RS, Tupi-MG, Madureira-RJ e Guarani-SP jamais passaram de fase desde que a competição ganhou o atual formato com 20 clubes, em 2009. O Sr. Goool só levou em conta os clubes que já haviam disputado, ao menos, uma edição da Série C. Botafogo-PB e São Caetano-SP, por exemplo, ficaram de fora.
A Série C 2014 está paralisada por causa da Copa do Mundo. Neste momento, o Cuiabá está na zona de classificação do Grupo A com oito pontos, seis a menos do que o líder Fortaleza. O CRAC, por outro lado, foi punido com a perda de três pontos por ter escalado - de forma irregular - o jogador Tiago Sala e amarga a zona de rebaixamento no penúltimo lugar com só cinco pontos.Todos os outros clubes na seca são do Grupo B. O Mogi Mirim - até aqui - está próximo de encerrar o jejum. O Sapão da Mogiana lidera com 13 pontos, um a mais do que o Juventude, outro clube na lista. Quem também estaria classificado é o Tupi, 4º colocado com dez pontos.A situação, porém, não é nada boa para Madureira e Guarani. O clube fluminense aparece no 6º lugar com oito pontos. O Bugre tem a mesma pontuação, mas está uma posição acima da zona do descenso por causa dos critérios de desempate. Todos os outros 11 clubes já superaram a fase de grupos na Série C.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final. Os dois piores de cada grupo, por outro lado, serão rebaixados à Série D. No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.