São Paulo - Desolados, Brasil e Holanda disputarão o 3º lugar na Copa do Mundo, neste sábado, às 17 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Assim como no quesito títulos, os brasileiros também são mais experientes do que os holandeses neste tipo de disputa. A Seleção Brasileira já brigou três vezes pelo 3º lugar, enquanto a Holanda jogou uma.
Na única vez em que esteve na disputa do 3º lugar, a Holanda foi derrotada pela Croácia, por 2 a 1, na Copa do Mundo de 1998. O técnico Louis van Gaal, após a derrota para a Argentina, nos pênaltis, pelas semifinais do Mundial 2014, não poupou críticas a disputa de 3º lugar.
"Acho que esse jogo nunca deveria ser jogado. Digo isso há 10 anos, mas, enfim, vamos ter de jogar. É injusto também porque temos um dia a menos para nos recuperar (em relação ao Brasil), isso não é fair play. Não são condições justas de jogo, mas o pior de tudo é que você tem a possibilidade de perder duas vezes seguidas", esbravejou Louis van Gaal."Num torneio em que você jogou tão bem, acaba voltando para casa como um perdedor. Em qualquer torneio de futebol, principalmente nas etapas finais, não se deveria ter de passar por isso. Não deveria jogar pelo terceiro e quarto lugares. Só há um prêmio, que é a taça", completou o comandante.
Consolo!
A Seleção Brasileira não está muito mais animada do que os holandeses por ter que disputar este "título", ainda mais após a surra de 7 a 1 para a Alemanha. Pelo menos, o Brasil já se deu bem duas vezes neste tipo de disputa. A primeira vez que os brasileiros ficaram em 3º lugar foi em 1938, quando venceram a Suécia, por 4 a 2.
Na Copa do Mundo 2014, o Brasil ostenta aproveitamento de 61,1%. São três vitórias, dois empates e uma derrota. A Holanda, por sua vez, tem aproveitamento de 77,8%. Em seis partidas, a Seleção Holandesa ficou com quatro vitórias e dois empates.
No geral, este será o quinto duelo entre Brasil e Holanda em Copas do Mundo. Os holandeses venceram o primeiro em 1974, por 2 a 0, assim como o último, em 2010, por 2 a 1. A Seleção Brasileira, por outro lado, triunfou apenas em 1994, por 3 a 2. Mas no empate, por 1 a 1, em 1998, o Brasil se classificou nos pênaltis.