São Paulo - Alemanha e Argentina brigarão pelo título da Copa do Mundo 2014, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com alguns pontos em comum. Para começar, a decisão mais repetida em Mundiais é justamente entre alemães e hermanos. Os rivais europeus e sul-americanos decidirão o título do torneio mais importante do planeta pela terceira vez.
A Argentina foi a primeira a se dar bem neste confronto tão comum em Copas. Os hermanos bateram os alemães, em 1986, no México, por 3 a 2, e garantiram o segundo título mundial. Mas a resposta veio na edição seguinte da Copa. Em 1990, na Itália, a Alemanha fez 1 a 0 e abocanhou o Mundial.
Mas desde esta Copa do Mundo, nem Alemanha e muito menos Argentina voltaram a ganhar o torneio. A Copa de 90, aliás, tinha sido a última vez em que os argentinos haviam chegado à final. O jejum de títulos dos hermanos é de 28 anos, enquanto a Alemanha carrega este peso há 24 anos.Histórico!
Três vezes campeã, a Alemanha é a seleção que mais perdeu finais, com quatro vices. Se os europeus derrotaram a Hungria (1954) e a Holanda (1974), além da Argentina (1990), sucumbiram diante da Inglaterra (1966), Itália (1982), Argentina (1986) e Brasil (2002).
As duas seleções chegam ao Mundial 2014 com o mesmo aproveitamento (77,8%). São quatro vitórias e dois empates. A Alemanha empatou com Gana na Primeira Fase e só venceu a Argélia, nas oitavas-de-final, na prorrogação. Já a Argentina eliminou a Suíça na prorrogação durante as oitavas-de-final e despachou a Holanda, nos pênaltis, nas semifinais.
No quesito gols, porém, a Alemanha dá de goleada nos hermanos. Graças aos 7 a 1 em cima do Brasil nas semifinais, os alemães contabilizam 15 gols em seis jogos. A Argentina, por sua vez, soma "apenas" sete. As duas seleções levaram o mesmo número de tentos - três.