Portal Eventos
Copa do Mundo Masculino
Em 13 de julho de 2014 às 18:44

Alemanha encerra jejum e se torna a 1ª seleção de fora a vencer na América do Sul

Este foi o quarto título dos alemães que não conquistavam a Copa do Mundo desde 1990

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - Parabéns, Alemanha! A Seleção Alemã é a mais nova campeã da Copa do Mundo. Neste domingo, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, os alemães venceram a Argentina, por 1 a 0, na prorrogação após empatarem sem gols no tempo normal. Com isso, a Alemanha encerrou jejum de 24 anos sem título e ainda se tornou a primeira seleção de fora a ganhar uma Copa do Mundo na América do Sul. (Confira a página exclusiva da campeã Alemanha no Sr. Goool!)

Até o Mundial 2014, apenas os sul-americanos haviam vencido Copas do Mundo em casa. O primeiro foi o Uruguai, em 1930. Os uruguaios fizeram o dever de casa e superaram a Argentina na decisão. O Uruguai voltou a vencer na América do Sul, em 1950, ao superar o Brasil em solo verde e amarelo.

A Seleção Brasileira, por sua vez, garantiu seu segundo título mundial em um país vizinho. Após ganhar na Suécia, em 1958, o Brasil foi bicampeão em 1962, no Chile, ao derrotar a Tchecoslováquia na decisão. Já em 1978, a Argentina aproveitou o fator casa e garantiu seu título ao derrubar a Holanda.

Em 2014, a Copa do Mundo voltou para o Brasil, mas os sul-americanos não souberam aproveitar o clima e o fator casa. O Brasil eliminou Chile e Colômbia, que já havia eliminado o Uruguai. Mas os brasileiros caíram na semifinal durante a goleada sofrida para a Alemanha, por 7 a 1. Os alemães não se contentaram com o placar elástico e ainda tomaram o título da Argentina.

A Seleção Alemã não só "invadiu" território sul-americano, como ainda encerrou jejum de 24 anos. Desde 1990, os alemães não conquistavam o mundo. Este é o quarto título da Alemanha que já havia sido campeã em 1954, 1974 e 1990. Com o título alemão, os europeus chegam a 11ª conquista, contra nove da América do Sul.