Rio de Janeiro - James Rodríguez tem apenas 23 anos, mas já fez história na Copa do Mundo. Ele não só ajudou a Colômbia a chegar às quartas-de-final da Copa do Mundo, como ainda se tornou o primeiro jogador de seu país a terminar o Mundial como artilheiro. James Rodríguez anotou seis gols em cinco jogos.
Ele balançou as redes em todas as partidas da Colômbia na Copa 2014. James marcou um gol contra o Japão, Costa do Marfim e Grécia, na Primeira Fase, além de um tento na eliminação diante do Brasil nas quartas-de-final. Antes, o jovem atacante foi o responsável por classificar a Colômbia nas oitavas-de-final ao marcar os dois tentos na vitória sobre o Uruguai.
Campeão, Müller passou em branco na final contra a Argentina, mas o alemão garantiu a vice-liderança da artilharia com cinco gols. Messi, vice-campeão, e Neymar, 4º colocado, anotaram quatro gols cada e fecharam o Top 3 dos principais goleadores da Copa do Mundo 2014.Histórico!
Na Copa do Mundo 2010, a artilharia foi dividida entre quatro jogadores. Todos marcaram um gol a menos do que James Rodriguez em 2014. Müller, da Alemanha, Villa, da Espanha, Sneijder, da Holanda, e Forlán, do Uruguai, foram os artilheiros do Mundial na África do Sul.
Guillermo Stábile, da Argentina, foi o primeiro artilheiro da Copa do Mundo. Ele anotou oito gols em 1930. Oldrich Nejedlý, da Tchecoslováquia, fez cinco tentos e liderou a artilharia em 1934. O Brasil conseguiu uma dobradinha em 1938 e 1950 com, respectivamente, Leônidas da Silva (7) e Ademir Menezes (8).
Já o húngaro Sándor Kocsis foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1954 com 11 gols, dois a menos do que o recordista francês Just Fontaine, artilheiro em 1958. Garrincha e Vavá, do Brasil, Leonel Sánchez, do Chile, Flórián Albert, da Hungria, Drazan Jerkovic, da Iugoslávia, e Valentin Ivanov, da União Soviética, foram os artilheiros de 1962 com quatro gols cada.
Craque português, Eusébio foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1966 (9). Já o alemão Gerd Müller garantiu a liderança na artilharia de 1970 com dez gols. O polonês Grzegorz Lato anotou sete gols em 1974, contra seis de Mario Kempes (1978), Paolo Rossi, da Itália, em 1982, Gary Lineker, da Inglaterra, em 1986, Salvatore Schillaci, da Itália, em 1990, Hristo Stoichkov, da Bulgária, e Oleg Salenko, da Rússia, em 1994, além de Davor Suker, da Croácia, em 1998. A lista ainda conta com Ronaldo Fenômeno, em 2002, com oito gols, e Miroslav Klose, em 2006, com cinco gols.