Minas Gerais - A América nunca foi tão do Atlético Mineiro como agora. Campeão da Libertadores, em 2013, o Galo também bicou o título da Recopa Sul-americana. Mas para a temporada 2014 seguir perfeita, o clube mineiro terá que lutar contra um retrospecto negativo entre os brasileiros que já venceram a Recopa.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, em apenas uma oportunidade, o campeão da Recopa também faturou o Campeonato Brasileiro. O Grêmio chegou à Recopa de 1996 respaldado pelo título da Libertadores. Em 1995, o Tricolor gaúcho despachou o Atlético Nacional, da Colômbia, e abocanhou a competição mais importante da América do Sul. A Recopa 96 foi disputada em apenas uma partida.Na oportunidade, o Grêmio superou com facilidade o Independiente, da Argentina, por 4 a 1. O duelo foi realizado em Kobe, no Japão. Jardel, Carlos Miguel, Adílson e Paulo Nunes fizeram os gols brasileiros, enquanto Burruchaga anotou para os hermanos.O Tricolor gaúcho não se deu por satisfeito na temporada de 1996 e ainda faturou o título do Brasileirão. Naquela época, a Série A contava com 24 clubes. Todos se enfrentavam em jogos de ida. Os oito melhores se classificavam para o mata-mata que iria até a final.
Na decisão, a Portuguesa venceu o primeiro duelo, por 2 a 0, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Na volta, o Grêmio devolveu o mesmo placar no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Como o clube do Sul tinha somado o maior número de pontos ao longo da competição, ficou com o título.
Para seguir o exemplo do Grêmio, o Atlético Mineiro terá que melhorar muito na Série A do Brasileirão. Após empatar, por 1 a 1, com o Bahia, em casa, o Galo ficou na modesta 11ª colocação com 15 pontos, sete a mais do que a zona de rebaixamento e quatro a menos do que o G4. O Galo tem um jogo a menos do que os adversários.