São Paulo - Finalistas da Copa Africana de Nações, Nigéria e Burkina Faso fizeram campanhas parecidas na primeira fase. Os nigerianos, porém, se destacaram no mata-mata, enquanto a Seleção de Burkina Faso viveu emoções na prorrogação e até nos pênaltis. A final da CAN será, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. O campeão vai representar a África na Copa das Confederações no Brasil.
Sem falar que Nigéria e Burkina Faso se enfrentaram logo na estreia da competição pelo Grupo C e empataram, por 1 a 1. Apesar de ser mais inexperiente que a rival, Burkina Faso teve a melhor campanha do grupo, com cinco pontos, uma vitória e dois empates, além de cinco gols a favor e um contra. A campanha da Nigéria, vice-líder, foi quase idêntica. Os nigerianos só destoaram no número de gols marcados (4) e no número de tentos sofridos (2).
Mas no mata-mata, a Nigéria mostrou a força de já ter vencido duas vezes a Copa Africana de Nações. Nas quartas-de-final, os nigerianos venceram a Costa do Marfim, por 2 a 1. O triunfo na semifinal foi mais tranquilo, com 4 a 1 sobre a Seleção de Mali. A tarefa de Burkina Faso, porém, foi mais complicada.Em busca do primeiro título, Burkina Faso encarou a prorrogação nas quartas-de-final ao empatar com Togo, por 0 a 0. A vitória só veio nos 30 minutos adicionais - 1 a 0. Na semifinal, a agonia durou até os pênaltis. Após empates no tempo normal (1 a 1) e na prorrogação (0 a 0), o triunfo chegou com os 3 a 2 sobre Gana nas penalidades máximas.
O campeão da CAN 2013 entrará no Grupo B da Copa das Confederações ao lado de Espanha, Taiti e Uruguai. A estreia será diante do Taiti, em 17 de junho, às 16 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas-de-final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.