Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 30 de julho de 2014 às 23:13

San Lorenzo é o 9º clube argentino que disputa a final da Libertadores

Dos oito clubes hermanos na final, apenas um ainda não foi campeão do torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Argentina é o país com mais títulos conquistados na Libertadores (22). Nesta quarta-feira, os hermanos colocaram seu 9º clube na final do torneio mais importante da América do Sul. O San Lorenzo, mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Bolívar, superou os bolivianos, uma vez que já havia goleado o rival, por 5 a 0, no jogo de ida. Agora, o San Lorenzo decidirá o título de 2014 diante do Nacional, do Paraguai, que passou pelo Defensor Sporting, do Uruguai. (Confira a página exclusiva do San Lorenzo no Sr. Goool!)

Esta será uma final com dois clubes que jamais haviam chegado a decisão da Libertadores. Sem falar que San Lorenzo e Nacional se classificaram com as piores campanhas na fase de grupos. O Nacional, pior de todos, somou oito pontos e se classificou com saldo negativo de dois gols. O San Lorenzo, por sua vez, conseguiu a mesma pontuação, mas teve saldo positivo de um tento.

 Taça mais cobiçada da América do Sul será dispurada por dois clubes novatos na final!
Entre os oito clubes argentinos que já decidiram à final da Libertadores - Boca Juniors, Independiente, River Plate, Racing Club, Estudiantes, Argentinos Juniors, Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield - apenas o Newell's Old Boys não foi campeão.

O NOB debutou em uma decisão em 1988, quando sucumbiu diante do Nacional, mas este era representante do Uruguai. Já na decisão da Libertadores de 1992, o algoz do Newell's Old Boys foi o São Paulo que conquistaria o primeiro de seus três títulos no torneio.

Campanha!
A tática do San Lorenzo no mata-mata foi a mesma do Nacional, vencer em casa e festejar diante da torcida rival. Nas oitavas-de-final, os hermanos passaram pelo Grêmio, então segundo melhor time da fase de grupos. O San Lorenzo venceu, em casa, por 1 a 0, e em Porto Alegre, se classificou nos pênaltis (4 a 2), após ter perdido no tempo normal, por 1 a 0.

Diante do Cruzeiro, nas quartas-de-final, a emoção foi mais amena. Após triunfar, por 1 a 0, na Argentina, o San Lorenzo passou de fase com empate, por 1 a 1, em Belo Horizonte. Apenas nas semifinais, os hermanos mudaram um item da receita. O San Lorenzo não deu chances ao Bolívar e goleou o rival, por 5 a 0. Na volta, a classificação foi obtida mesmo com a derrota, por 1 a 0, em La Paz.

Os dois jogos da decisão estão marcados para as duas próximas semanas. Em 6 de agosto, o duelo entre Nacional e San Lorenzo será no Paraguai. A decisão acontecerá na Argentina, em 13 de agosto. O vencedor será o 25º campeão da história da Libertadores. O torneio, pela terceira vez seguida, terá um campeão inédito. Em 2012, o título ficou com o Corinthians e, na temporada passada, a festa foi do Atlético Mineiro.

Campeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.