Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 05 de agosto de 2014 às 18:33

Arenas da Copa têm quase o dobro de público que os outros estádios no Brasileirão

Média de público das arenas do Mundial seria a maior da história nos pontos corridos da Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A realidade das chamadas Arenas da Copa do Mundo é muito mais promissora do que o atual momento dos saudosos estádios do futebol nacional. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a média de público das arenas é quase o dobro da apresentada pelos estádios durante as 13 primeiras rodadas da principal divisão nacional. Em 129 partidas, a Série A ostenta média de 13.866 pagantes e público total de 1.760.987 torcedores.

Levando em conta apenas os 32 jogos que aconteceram nas arenas do Mundial 2014, a média do Nacional sobe para inacreditáveis 21.870 pagantes. Este é o melhor desempenho dos pontos corridos e só ficaria atrás das temporadas de 1969 (22.067) e 1983 (22.953). O público total nas arenas da Copa é de 699.846 fanáticos ou 39,7% do total de pagantes do Brasileirão.

Foram disputadas partidas no Maracanã, Mineirão, Arena Pantanal, Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena Corinthians e Arena Fonte Nova. A Arena da Baixada, em Curitiba, também marcou presença no Brasileirão, mas os jogos do Atlético Paranaense contra Criciúma e Fluminense foram com os portões fechados e, por isso, não entraram no levantamento do Sr. Goool.

 Maracanã contribuiu e muito para o sucesso das Arenas da Copa do Mundo durante o Brasileirão!
Sem os jogos das arenas, a Série A teria 97 partidas e público total de 1.061.141 apaixonados. Mas a média não ultrapassaria os 10.939 pagantes - desempenho inferior até em relação a atual média do Brasileirão. A favor dos estádios está o maior público da Edição 2014. No último sábado, o São Paulo empatou com o Criciúma, por 1 a 1, diante de 46.512 tricolores no Morumbi.

Desastre!
Por outro lado, os três piores públicos da Série A ocorreram nos tradicionais estádios sem "Padrão FIFA". O menor de todos aconteceu no Estádio Willie Davids, em Maringá, durante o empate, por 1 a 1, entre Atlético Paranaense e Chapecoense (766). Já na vitória do Furacão, por 2 a 0, sobre o Coritiba, o Willie Davids recebeu 1.063 pagantes - 3º pior público da Série A.

Outro que deixou a desejar foi um estádio paulista. Apesar do nome, Arena Barueri, o estádio na Grande São Paulo não recebeu a Copa do Mundo e ainda presenciou o segundo pior público da Série A com 777 testemunhas na derrota do Figueirense, por 2 a 0, para o Bahia.

Mas as arenas da Copa do Mundo também pisaram na bola. Ao todo, quatro jogos em arenas do Mundial receberam menos de dez mil pagantes. O pior público aconteceu no palco da final da Copa. O Estádio do Maracanã recebeu apenas 4.225 pagantes na goleada do Botafogo, por 6 a 0, sobre o Criciúma.

O Sr. Goool é o único site que acompanha o público e a renda de todos os clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Fique por dentro de tudo o que acontece nas arquibancadas. O Sr. Goool ainda disponibiliza aos torcedores-internautas as estatísticas e o simulador de todos os campeonatos.