Rio de Janeiro - Parabéns, Madureira Esporte Clube! Em meio a disputa pela classificação no Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Suburbano completa 100 anos nesta sexta-feira, 8 de agosto. Antes do Madureira, Corumbaense-MS, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, América-PE, Iraty-PR, Americano-RJ e Ceará-CE também comemoraram o centenário em 2014. (Confira a página exclusiva do Madureira no Sr. Goool!)
O Madureira, que subiu para a Série C em 2010 - com direito a vice-campeonato na Série D -, tenta apagar as más impressões dos últimos anos. Na temporada passada, o clube quase foi rebaixado - terminando no 16º lugar no geral. As temporadas de 2011 e 2012 também não foram nada animadores ficando, respectivamente, em 11º e 12º lugar.Se em campo, o Tricolor dá sinais de reação, fora das quatro linhas a diretoria mostra que não está em sintonia com o time. E olha que a temporada começou de forma animadora com o marketing bem sucedido na camisa que homenageava Che Guevara. O manto tricolor vendeu quase 10 mil unidades - recorde absoluto no clube.
Mas tudo isso ficou para trás. Em pleno centenário, o site oficial do Madureira tem atualizações ocasionais e chegou a ficar fora do ar em boa parte da quinta-feira (07/08). Sem falar que não há registro de redes sociais. Ou seja, o clube não tem canal para comemorar e se comunicar com os torcedores tricolores. Talvez por isso, o Madura ocupa a lanterna do ranking de público.
Em cinco partidas como mandante na Série C, o Madureira ostenta média de apenas 181 pagantes e público total de 903 torcedores. O melhor público do Madureira foi diante do São Caetano (400), enquanto o pior aconteceu no "clássico" contra o Macaé (105). Em relação a renda líquida, o clube fluminense amarga déficit de R$ - 23.385,93.
O primeiro jogo do Madureira, após o centenário, será neste sábado, às 16 horas, contra o lanterna Duque de Caxias, no Estádio Los Lários, pela 10ª rodada. O Tricolor suburbano soma 14 pontos com quatro vitórias (três em casa e uma fora), dois empates como visitante e três derrotas (duas como mandante e uma fora), além de dez gols a favor e seis contra.
Além dos já citados, Palmeiras-SP (26/08), Tombense-MG (07/09), Botafogo-BA (01/11), Taubaté-SP (01/11) e União Barbarense-SP (22/11) serão os outros clubes que completarão 100 anos na temporada 2014.