São Paulo - A Copa do Nordeste 2015, enfim, receberá representantes do Maranhão e do Piauí - até então, Estados considerados do Norte pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com a inclusão destes dois Estados, o torneio regional subiu de 16 para 20 clubes. Ao todo, oito clubes irão debutar na Copa do Nordeste, mas não deverão ter vida fácil, como mostrará o Sr. Goool neste sábado.
Com exceção do primeiro torneio em 1994, nenhum outro clube estreante conseguiu o título da Copa do Nordeste. O Sport, dono de três títulos, foi o primeiro vencedor do Nordestão. Recordista de títulos - quatro -, o Vitória só abocanhou a primeira volta olímpica em sua segunda edição.O Campinense, campeão em 2013, também só havia disputado uma vez a Copa do Nordeste até conquistar o título na segunda edição. Já o América de Natal foi o maioral na Copa do Nordeste em sua terceira participação. Quem mais suou, porém, foi o Bahia que só viu seu primeiro título em sua sexta participação.
Em 2015, o Coruripe - campeão alagoano - será um dos novatos, assim como o Serrano - campeão da Primeira Fase no Baiano -, o Globo - campeão da Copa FNF no Potiguar - e a Socorrense - vice-campeã do Sergipano. Enquanto isso, o Maranhão terá Moto Club e Sampaio Corrêa como representantes, enquanto Piauí e Ríver vão defender a camisa piauiense no torneio regional.Sem contar estes oito novatos, a Copa do Nordeste já teve 38 clubes participantes em 11 edições. Os recordistas são Vitória e América de Natal que já brigaram pelo título em 11 oportunidades. A dupla está confirmadíssima na temporada 2015. Além dos dez clubes citados, a Copa do Nordeste terá Confiança-SE, Botafogo-PB, Campinense-PB, Ceará-CE, CRB-AL, Náutico-PE, Bahia-BA, Fortaleza-CE, Salgueiro-PE e Sport-PE.
O sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2015 será em setembro. O regulamento sofreu alteração. Os 20 clubes serão separados em cinco grupos com quatro representantes cada. O campeão de cada grupo e os três melhores segundos colocados se classificarão para as quartas-de-final.
Como foi?
Em 2014, o Sport conquistou seu terceiro título da Copa do Nordeste ao superar o Ceará com vitória, por 2 a 0, em casa, e empate, por 1 a 1, em Fortaleza. Ao longo das 12 partidas, o Sport obteve seis vitórias (quatro em casa e duas fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas (uma em casa e duas fora). Aproveitamento de 58,3%. O Leão ainda anotou 14 gols e sofreu seis.
No geral, Copa do Nordeste contabilizou 62 partidas, sendo 31 vitórias dos mandantes, 13 triunfos dos visitantes e 18 empates. O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais repetido - 13 vezes. Por fim, foram anotados 152 gols - 98 dos donos da casa e 54 dos visitantes. Média de 2,45 tentos por partida.
Nas arquibancadas, o torneio regional alcançou a média de 7.602 pagantes e público total de 463.749 torcedores. No jogo final, durante o empate, por 1 a 1, com o campeão Sport, o Ceará lotou o Castelão, em Fortaleza, com 60.068 fanáticos - maior público do torneio.Não por acaso, o Ceará terminou com a melhor média de público do torneio regional. Em seis partidas como mandante, o Ceará teve média de 20.283 pagantes e público total de 121.699 torcedores. A vice-liderança no ranking de público da Copa do Nordeste ficou com o Sport, dono de 15.618 pagantes.